Casa Perini - Barbera - 2007

Publicado por Blog Vinho SIM em 15.4.12 com 2 comentários

Um belo dia, num passado razoavelmente distante (pelos idos de 2007 ou 2008), comprei um Casa Perini Barbera 2005, harmonizei-o com uma massa (não me lembro qual) ao sugo e achei que sua acidez e meu molho de tomates frescos tinham nascido um para o outro. Algum tempo passou e decidi procurar novamente por aquele vinho, mas apenas encontrei o da safra 2006. Com a reputação já adquirida, decidi comprei duas garrafas, mesmo não sendo da mesma safra. Ao experimentar o 2006, achei extremamente ácido e com pouca presença aromática e gustativa, meio sem graça. Decidi guardá-lo por algum tempo, pois acreditei que poderia melhorar com o tempo.

Dias atrás me deparo com um nhoque de batatas com o belo molho vermelho caseiro feito com tomates frescos. Era a hora de dar a merecida segunda chance ao Barbera 2006. Ao abrir a garrafa já senti que a acidez estava ainda prevalecendo, mas sem querer fazer nenhum tipo de julgamento antecipado, provei-o. Não vou dizer que é um vinho de péssima qualidade, mas este defeito da acidez excessiva é bem desagradável. Apesar de saber que as chances eram minísculas e que o procedimento não tem esta indicação, decidi colocá-lo no decanter na esperança que uma aeração pudesse lhe trazer um pouco mais de vida. Não deu.


A acidez realmente prevalece demais neste vinho, apresentando como resultado final certo desequilíbrio. Sinceramente, acredito que o melhor destino para este Barbera seja um belo tempero para uma salada de escarola com torresmo ou alguma outra receita em que a acidez se faça necessária.


R$ 29,00 | Alcool 13,0%

Avaliação Vinho SIM: RAZOÁVEL (11/20)


Reações:
Categories: , , ,