Etchart - C. Rosa - Chardonnay - 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 16.4.12 com 4 comentários

Comprei este vinho no freeshop de São Paulo e, apesar de ser um Gran Reserva e ter lido recomendações dele num livro argentino, confesso que não tinha grandes expectaticas, já que se trata de um exemplar que custou por volta de R$ 30,00. Lançado em homenagem à Carmen Rosa, esposa do fundador da Bodegas Etchart, Arnaldo Benito Etchart, este vinho é produzido com 100% Chardonnay plantadas à 1750m acima do nível do mar, no Valle de Cafayate, na província de Salta, Argentina.

Cor muito bonita, amarelo levemente dourado, muito límpido e brilhante. No nariz, como “prometido” pelo produtor em seu site (http://www.bodegasetchart.com/intro.php), frutas tropicais, como abacaxi e banana. Um pouco de pera também aparece, mas esta já não tão simples de notar. O aroma de baunilha proveniente do tempo em madeira (15 meses) também aparece. Uma estrutura cremosa, com boa concentração de fruta e ótimo equilíbrio encantam o paladar.

Nesta ocasião escolhi um risoto de limão siciliano acompanhado de um salmão grelhado com molho de alcaparras para a harmonização e deu bastante certo, mas certamente este vinho harmonizaria muito bem com massas à base de molhos brancos leves ou mesmo um molho de manteiga de sálvia, frutos do mar em geral, assim como algumas pizzas pouco condimentadas.


É isso, ótima compra, recomendado!


Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: