Quinta da Lixa - Vinho Verde - 2009

Publicado por Puros e Vinhos em 18.4.12 com Sem comentários


Conheci este vinho numa degustação realizada pela Maison des Caves e, na ocasião já fiquei impressionado pelo aparente excelente custo-benefício (R$ 40,00). Produzido pela Quinta da Lixa a partir das castas Trajadura e Loureiro este é um belo exemplar para eliminar o preconceito que os vinhos da região do Vinho Verde, em Portugal, me causavam.

A atual região demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste do país, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho e tem como limites a norte o rio Minho (fronteira com a Galiza) e a sul zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Entre-Douro-e-Minho Atlântico e as zonas do país mais interiores de caracacterísticas mais mediterrânicas, e por último o Oceano Atlântico que constitui o seu limite a poente. Trata-se de uma região que recebe grande influência do oceano atlântico, gerando vinhos com características bastante típicas. Bem, a região dos Vinhos Verdes pode ser tema para uma postagem futura se algum seguidor do blog assim desejar! (Fonte: http://www.vinhoverde.pt/default.asp)

Vamos ao que interessa: o Quinta da Lixa 2009!
O amarelo esverdeado com tons de dourado não impressiona, parece até um pouco pálido, mas os aromas de maçãs verdes, erva doce e de flores são bastante sedutores. Na boca confirma frutas cítricas e apresenta uma acidez excepcional, que me faz lembrar imediatamente de pratos a base de peixes e frutos do mar, como um vinagrete de mariscos e polvos ou mesmo um filé de linguado grelhado.

Como um grande apreciador da culinária portuguesa, o bacalhau está entre meus pratos favoritos e já tentei diversas harmonizações, quem já praticou esse exercício sabe que não é dos mais simples, mas esse vinho foi uma bela escolta para este Gomes de Sá, casou muito bem. Fortemente recomendado!

R$ 40,00 (Maison des Caves) | Álcool 11,5% | Acidez total: 6,0g/L | Acúcar residual < 2,0 g/L

Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO:ÓTIMA.
Reações: