Spice Route - Mourvèdre - 2008

Publicado por Blog Vinho SIM em 28.5.12 com Sem comentários


Já havia provado este vinho umas duas ou três vezes, mas nunca prestado muita atenção nele até a EXPOVINIS 2012. Na ocasião, achei-o bastante interessante e fui procurar mais informações.

Produzido por uma vinícola jovem, fundada em 1997 e que tem como fundamentos a produção de vinhos maduros e profundos a partir de uma abordagem minimalista, desde as plantações até adega, seu preço na casa dos R$ 85,00 não é assustador, mas também não é convidativo para arriscar num vinho produzido a partir de uma uva não muito popular no Brasil, a Mourvèdre. Será?

Eis então que no 2o Workshop de Vinhos, realizado no último final de semana (11 e 12/05) pela Adega & Empório ABC, em Santo André, provei-o novamente, desta vez com a devida atenção, e o resultado/ND você pode verificar abaixo, assim como a resposta para a pergunta acima.

Assim que despejado na taça, sua cor vermelho cereja vibrante já chama a atenção. No nariz, bastante fruta vermelha, acompanhadas por pimenta branca e mais algumas notas temperadas que não consigo descrever com exatidão, mas é algo como uma mistura de ervas finas, cominho e hortelã, enfim, algo que oscila entre temperos secos e frescos. Na boca, a surpresa é ainda maior. No corpo médio, a framboesa se destaca de cara e me dá uma sensação de frescor que é completada por uma acidez típica de tomates maduros, que faz excelente contraponto à doçura. Algumas notas de especiarias também são perceptíveis. Um vinho muito bom. Ótima opção para acompanhar uma bela tábuas de frios com queijos maduros, azeitonas chilenas e uma seleção de alguns embutidos.

R$ 87,00 (Ravin)| Alcool 14.5% | Açucar residual 2.7g/L | Acidez 5.8g/L

Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: BOA.
Reações: