Tem japonês no vinho brasileiro: Vinícola Hiragami.

Publicado por Blog Vinho SIM em 14.5.12 com Sem comentários
Crédito: www.serrasc.com.br. Acesso em maio 2012.
A empresa Hiragami´s foi fundada na década de 1970 e, desde então, vem produzindo maçãs com excelência em São Joaquim/SC, até que, em 2001 vislumbrou a possibilidade de produzir vinhos.
Em 2006 foi implantado o primeiro vinhedo e em 2011 lançadas ao mercado 4500 garrafas, distribuídas em 6 rótulos. Dois homônimos Torii Cabernet Sauvignon 2008, cuja diferença é o tempo de estágio em barrica de carvalho (14 meses e 12 meses), o Torii Sauvignon Blanc 2010, o Torii Merlot 2010 e os espumantes Rosè Brut e Rosè Dem Sec, que tive oportunidade de conhecer na EXPOVINIS 2012.

Na feira provei o Torii Cabernet Sauvignon 2008 (foto abaixo) e o Espumante Brut Rosè, ambos muito bons.


Este "Cabernet" é na verdade produzido com Cabernet Sauvignon e Merlot, a partir de uvas plantadas em vinhedos a 1427m de altitude e passa 14 meses em barrica de carvalho fracês.
Na taça possui uma bela cor rubi intenso com alguns toques violáceos. No nariz é bastante frutado, lembrando amoras e ameixas. Alguns toques de eucalipto e de especiarias e muito café completam o buquê. Na boca possui bastante corpo, é bem saboroso, com muita fruta bem equilibrada pela acidez corretíssima. É um vinho realmente muito bom, bastante fácil de tomar.

O espumante pussui uma cor salmão claro de pouca intensidade. Perlage bem fina e constante. No nariz um pouco de fruta como abacaxi e morango, complementado por toques de ervas frescas. Na boca tem uma excelente acidez, bem equilibrado. Sem presença de amargor. Outra boa prova.

A simpatia do sr. Fumio e a qualidade dos vinhos fizeram a visita ao estande da Vinícola Hiragami valer pena! 
Boa surpresa da EXPOVINIS 2012. 
Reações: