Vinho do mês [MAIO/2012]: Família Deicas - Prelúdio Tinto - 2005

Publicado por Blog Vinho SIM em 31.5.12 com Sem comentários

Em outubro de 2011 conheci este vinho numa visita/degustação feita ao Establecimiento Juanicó - Família Deicas, no Uruguai e, de cara, fui surpreendido. Como nesta visita/degustação provamos uma grande quantidade de vinhos (creio que algo entre 8 e 10) eu não tive a certeza se o vinho era mesmo muito bom ou se a prova de tantos outros vinhos havia alterado minha percepção na época, resolvi então trazer algumas garrafas para degustar depois, com mais calma.
O blend feito de Tannat (
38%), Cabernet Sauvignon (22%), Cabernet Franc (10%), Merlot (15%), Petit Verdot (8%) e Marselan (7%) foi fermentado em tonéis de carvalho e depois estagiou 26 meses antes de sair ao mercado em 16.546 garrafas numeradas. A grande variedade de cepas utilizadas na produção tornam o Prelúdio um vinho muito singulare, já que os percentuais e as próprias cepas podem mudar de ano pra ano dependendo da escolha do enólogo.

Aproveitando que teríamos um descanso no feriado de 1º de maio na Pousada A Rosa e o Rei, em São Francisco Xavier - SP, levamos o vinho para ser degustado com os ótimos pratos da cozinha vegetariana da Pousada e o resultado foi excelente, tornando o Prelúdio Tinto, da Familia Deicas, a minha escolha para o vinho de maio/2012.

Vinho de um vermelho-púrpura muito profundo, quase negro, muito brilhante e límpido. No nariz, uma explosão de aromas: figos secos, compotas de frutas vermelhas e negras, eucalipto, baunilha e algumas notas defumadas. Na boca, muito intenso também. Taninos presentes e bem macios. Frutas em compota e uma excelente estrutura.
Um vinho um pouco diferente do estilo sulamericano, com um certo ar europeu. Ótimo para consumo, mas com um potencial de guarda de vários anos ainda.

Na ocasião foi acompanhado de panquecas recheadas de um mix de cogumelos, com um belo molho de tomates frescos.
No Brasil, a importação é feita pela Interfood e a comercialização pela TodoVino. O preço de mercado por volta dos R$ 140,00 não permite que o Prelúdio seja um vinho para o dia a dia (pelo menos não para mim), mas é, sem dúvida, uma excelente opção para ocasião especiais, já que é um vinho que vale cada centavo do investimento feito.


Avaliação Vinho SIM: REFINADO (18/20)
Reações: