Aquitania - Sol de Sol - Chardonnay 2008

Publicado por Puros e Vinhos em 29.6.12 com Sem comentários


Produzido pela ótima Viña Aquitania, com uvas provenientes do Vale de Malleco, 650 km ao sul de Santiago (latitude 38 Sul), o Sol de Sol Chardonnay 2008 me foi apresentado numa visita feita à própria Viña em janeiro/2012.
Na ocasião, algo incomum me chamou a atenção. A Blanca Venegas, responsável pela nossa recepção, nos apresentou os vinhos Sol de Sol Pinot Noir 2009, Lazuli 2005 e o Sol de Sol Chardonnay 2008. Ao contrário do que esperávamos, o Chardonnay não seria o 1º da sequência! Indagada por que, ela me disse que o Sol de Sol Chardonnay era o mais encorpado e estruturado dos três e que, se o provasse antes dos demais, não o aproveitaria como poderia. Curioso e incomum deixar um branco para o final da degustação. 

Depois de alguns minutos de conversa, descobri que este vinho é 100% fermentado em barricas de carvalho francês novas, o que lhe confere uma textura muito boa, bastante untuosa e aromas interessantes provenientes da madeira, mas sem perder o equilíbrio. Vinho de bastante personalidade.

Vamos às impressões:
A cor fica entre o amarelo palha e o amarelo dourado, média intensidade. Límpido e com bastante brilho.
No nariz, demorou um pouquinho para abrir, mas depois de algum tempo surgem manga, mel, maçã verde, abacaxi, manteiga e notas tostadas.
Na boca, confirma frutas tropicais e apresenta grande untuosidade, muito cremoso. Apesar de tanto tempo em contato com a madeira, a presença é bem discreta, perfeito equilíbrio com o álcool e boa acidez.

É claro que após a visita / degustação acabamos comprando algumas garrafas para trazer, mas o vinho é tão bom que não resistimos e acabamos abrindo uma delas na própria pousada em Colchágua (foto abaixo), apesar de todos os vinhos que tomávamos nas duas visitas / degustações que fizemos, em média, todos os dias em que estivemos no Vale. Que maravilha!


Voltando para Santo André / SP e já conhecendo o potencial do vinho, montei uma tábua com alguns queijos, presunto parma acompanhado de melão e uns "canapés" de queijo brie com mel, de entrada. Vinho excelente e harmonização perfeita!




O preço de R$ 172,00 aqui no Brasil não é dos mais atrativos, mas este é um vinho que realmente merece ser provado e, principalmente, numa ocasião especial, já que é um vinho fantástico! Recomendadíssimo!

R$ 172,00 (Zahil) Álcool 13,0 %

REFINADO - ÓTIMA relação QUALIDADE-PREÇO
Reações: