Aquitania - Sol de Sol - Chardonnay 2008

Publicado por Blog Vinho SIM em 29.6.12 com Sem comentários


Produzido pela ótima Viña Aquitania, com uvas provenientes do Vale de Malleco, 650 km ao sul de Santiago (latitude 38 Sul), o Sol de Sol Chardonnay 2008 me foi apresentado numa visita feita à própria Viña em janeiro/2012.
Na ocasião, algo incomum me chamou a atenção. A Blanca Venegas, responsável pela nossa recepção, nos apresentou os vinhos Sol de Sol Pinot Noir 2009, Lazuli 2005 e o Sol de Sol Chardonnay 2008. Ao contrário do que esperávamos, o Chardonnay não seria o 1º da sequência! Indagada por que, ela me disse que o Sol de Sol Chardonnay era o mais encorpado e estruturado dos três e que, se o provasse antes dos demais, não o aproveitaria como poderia. Curioso e incomum deixar um branco para o final da degustação. 

Depois de alguns minutos de conversa, descobri que este vinho é 100% fermentado em barricas de carvalho francês novas, o que lhe confere uma textura muito boa, bastante untuosa e aromas interessantes provenientes da madeira, mas sem perder o equilíbrio. Vinho de bastante personalidade.

Vamos às impressões:
A cor fica entre o amarelo palha e o amarelo dourado, média intensidade. Límpido e com bastante brilho.
No nariz, demorou um pouquinho para abrir, mas depois de algum tempo surgem manga, mel, maçã verde, abacaxi, manteiga e notas tostadas.
Na boca, confirma frutas tropicais e apresenta grande untuosidade, muito cremoso. Apesar de tanto tempo em contato com a madeira, a presença é bem discreta, perfeito equilíbrio com o álcool e boa acidez.

É claro que após a visita / degustação acabamos comprando algumas garrafas para trazer, mas o vinho é tão bom que não resistimos e acabamos abrindo uma delas na própria pousada em Colchágua (foto abaixo), apesar de todos os vinhos que tomávamos nas duas visitas / degustações que fizemos, em média, todos os dias em que estivemos no Vale. Que maravilha!


Voltando para Santo André / SP e já conhecendo o potencial do vinho, montei uma tábua com alguns queijos, presunto parma acompanhado de melão e uns "canapés" de queijo brie com mel, de entrada. Vinho excelente e harmonização perfeita!




O preço de R$ 172,00 aqui no Brasil não é dos mais atrativos, mas este é um vinho que realmente merece ser provado e, principalmente, numa ocasião especial, já que é um vinho fantástico! Recomendadíssimo!

R$ 172,00 (Zahil) Álcool 13,0 %

REFINADO - ÓTIMA relação QUALIDADE-PREÇO
Reações: