Sangue & Vinho: 14/06, dia mundial do doador de sangue!

Publicado por Blog Vinho SIM em 14.6.12 com 2 comentários


No final de 2011, a agência de publicidade lituana Astos Dizainas McCann Erickson (perfil no Facebook) criou uma embalagem diferente para o lançamento do Beaujolais Nouveau, na França.

A chegada destes vinhos é celebrada pelos franceses, que recebem o vinho simultaneamente sempre na terceira quinta-feira do mês de Novembro.

O formato de bolsas de sangue foi inspirado na ideia que os Beaujolais são vinhos que devem ser consumidos jovens, com pequeno "prazo de validade". As caixas tradicionais também foram substituídas por caixas térmicas com gelo.


Nos "rótulos" foram apresentadas fotos dos "doadores", na verdade funcionários da agência, com informações sobre o tipo sanguíneo e características pessoais.  



14/06 é o dia mundial do doador de sangue, assim como dia 25/11 é o Dia Nacional do Doador de sangue aqui no Brasil. Campanhas e mais campanhas são veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, mas continuamos vendo notícias sobre a dificuldade dos diversos bancos de sangue do Brasil em conseguir doadores. Como doador contínuo, sempre vejo no Dia Nacional do Doador os bancos de sangue presenteando os doadores com camisetas, chaveiros e souvenirs diversos. Por que não alguma vinícola e em parceria com os bancos de sangue e o próprio estado elaborar algo similar aqui no Brasil, ajudando a promover algum vinho e angariando mais doadores?

Créditos das fotos: www.packagingofhheworld.com. Acesso em junho/2012.

Curiosidades

Vinho & Sangue

Em 1996, foi lançado no Brasil o filme Vinho & Sangue, protagonizado por Jack  Nicholson, no papel de Alex Gates, um negociante de vinhos com o casamento em crise e financeiramente em estado crítico que decide roubar uma joia que poderia acabar com todos os seus problemas. Mas, após uma briga com sua esposa, ele acaba perdendo a mala com o joia e seus problemas se multiplicam. No elenco ainda Michael Caine, Stephen Dorff, Judy Davis, Jennifer Lopez e outros.


Ainda com o tema Vinho & Sangue um poema da brasileira Betha M. Costa:

Vinho e Sangue

Antes tivesse guardado o coração
Naquela garrafa de vinho tinto
Para ser degustado em pequenas doses
Mas entreguei-o em tuas mãos escorregadias
Para que ele sangrasse entre teus dedos
Gota a gota do meu amor ao chão
Calaste e fiquei muda de espanto
Cai em dores de negro pranto
Nuvens fugiram dos meus pés 
No entanto uma flor há de brotar
Embebida em lágrimas e sangue

Nas noites quentes em que houver luar


Para finalizar, não poderia deixar de homenagear o mestre Chico Buarque com sua interpretação incrível da não menos incrível música Cálice, de sua autoria em parceria com Milton Nascimento (na verdade a parceria teria sido  com Gilberto Gil - leia este artigo no blog IPSIS LITTERIS) em que o vinho não é o protagonista, mas um coadjuvante sem o qual a música não teria nascido!






Reações:
Categories: