Uxmal - Malbec - 2010 X Uxmal - Malbec - 2011: uma conclusão interessante!

Publicado por Blog Vinho SIM em 8.6.12 com 2 comentários


Há alguns anos tenho tomado o Uxmal Malbec e, invariavelmente, tenho achado-o um vinho de ótima relação qualidade-preço.
Como ainda tinha uma garrafa do 2010 na minha adega, comprei uma garrafa do 2011 no Empório D'vino, dos amigos Celso e Shirley, onde paguei por volta dos R$ 26,00, pensando em fazer uma mini degustação vertical! 


No visual, ambos estão muito parecidos. Um vermelho violáceo de bastante intensidade, com bom brilho. De cara já me chamou a atenção o fato de o 2010 ter praticamente nenhuma evolução na sua cor, em relação ao 2011.
No nariz, ambos apresentam boas notas frutadas, como ameixa, amoras e cerejas entre frescas e maduras, mas o 2011 se mostrou mais fresco, com algumas notas herbáceas e florais, talvez violetas. O 2010 ainda tem boa intensidade aromática, mas, por mais jovem que ainda seja e que não apresente sinais de amadurecimento no visual, já me perece em declínio.
Na boca, minhas impressões acima se confirmaram.


O Uxmal Malbec 2011 apresenta-se com bom equilíbrio, muito agradável para um jantar despretensioso, idealíssimo para uma bela pizza ou mesmo para um aperitivo em final de tarde, já o 2010 apresenta menos acidez que o ideal, pelo menos para o meu paladar, fazendo sobressair um pouco os sabores adocicados!

Minha conclusão é de que o 2010 entrou em declínio muito rapidamente   (apenas 2 anos!) e o mesmo deve acontecer com o 2011, já que são vinhos de vinificação quase idênticas, logo, caso tenha garrafas destes vinhos em casa: beba-as! Caso tenha interesse em conhecer/provar o 2011 em sua plenitude, compre o mais rápido possível e divirta-se!

O vinho é importado pela Mistral e facilmente encontrado em muitas lojas pelo Brasil!
Reações:
Categories: , , ,