Vinho do mês [JUNHO/2012]: Embocadero 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 30.6.12 com Sem comentários


Ao contrário do que faço sempre, antes de escrever sobre este vinho procurei artigos e postagens em sites especializados espanhóis e blogs aqui do Brasil, pois me lembrava de ter lido críticas muito diferentes sobre ele nos últimos tempos.

O Embocadero 2009 recebeu 92 pontos de Robert Parker o que, confesso, não costuma me impressionar muito, porque já adorei vinhos mal pontuados por ele e também não gostei de vinhos que receberam boas pontuações. A verdade é que as boas notas do Parker geram uma curiosidade extra de provar o vinho, mas não me causam nenhuma expectativa.

Por outro lado, percebo um certo ranço na avaliação de algumas pessoas, pelo puro "prazer" de se posicionar contra os 92 pontos dados pelo Robert Parker a este vinho e suas ótimas avaliações dos vinhos espanhóis nos últimos tempos. Insinuações contra estas avaliações não nos levam a nada.

O Embocadero 2009, produzido pela Bodega San Pedro Regalado, é produzido com 100% Tempranillo e estagia 14 meses em barris de carvalho e mais um ano em adega antes de sair ao mercado.

Vinho de coloração vermelho rubi intenso, com halo levemente púrpura. No nariz apresentou frutas negras maduras, especiarias e café, um buquê bem amplo, aberto e gostoso. Na boca, além de confirmar as frutas maduras, apresentou certa mineralidade e uma textura muito sedosa. Belos taninos, maduros e bem afinados. A acidez na medida certa mostra que este vinho ainda melhorará nos próximos anos.

Considero este espanhol, especialmente na sua faixa de preço, um vinho bem acima da média, muito gostoso e certamente um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas, massas com molhos medianamente condimentados e queijos maduros.

R$ 49,00 (Grand Cru) Álcool 14,0 %

Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (16/20) - Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: