Vinho Tinto: a fonte da juventude?

Publicado por Blog Vinho SIM em 26.6.12 com Sem comentários

Cientistas estadunidenses descobrem como o vinho tinto prolonga a vida. O responsável é ele novamente: o RESVERATROL!

Há muitos anos já se discute os benefícios do vinho tinto à saúde humana e há alguns anos o resveratrol vem tomando conta de inúmeros artigos e publicações no meio acadêmico médico, mas agora, cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard conseguiram desvendar o "segredo".

O resveratrol prolonga a vida porque incrementa o abastecimento de energia nas mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular, processo no qual ocorrem diversas reações químicas, através das quais as células obtém energia.

A descoberta, segundo os cientistas, poderá conduzir a futuros novos tratamentos para combater os efeitos do envelhecimento. Estudos passados já haviam mostrado que o resveratrol funciona como um antioxidante que atua combatendo os radicais livres. Esta capacidade do resveratrol já havia sido associada a sua capacidade de ajudar no combate ao câncer, no diabetes, na doença de Alzheimer e em doenças cardiovasculares.

Estes estudos se mostraram contraditórios em distintos grupos de animais, por isso ainda não haviam sido dados como certos, mas agora, o professor David Sinclair e sua equipe afirmam que seu estudo é definitivo.

Será o vinho a fonte da juventude?

Fonte: www.bbc.co.uk
Tradução: Epifânio A. Galan / blog VINHO SIM
Reações: