Briga de gente grande: Caballo Loco Gran Cru Maipo Andes 2010 x Viña Maipo Protegido 2008

Publicado por Blog Vinho SIM em 25.7.12 com Sem comentários


A ideia da importadora da Ravin era apresentar a sommeliers de São Paulo alguns vinhos recém chegados ao seu portfólio, com destaque especial para o Viña Maipo - Protegido 2008 e o Valdivieso - Caballo Loco Gran Cru - Maipo Andes 2010.

Ambos produzidos por vinícolas em crescimento no Chile e no mundo, com muita ambição de produzir grandes ícones e tomar mercado. Ambos produzidos com base na Cabernet Sauvignon chilena do Vale do Maipo e com preço na faixa dos R$ 200,00 ~ R$ 250,00. Será que as coincidências pararam por aí?

A degustação ficou pequena demais pros dois! Um “confronto” foi inevitável.


No Caballo Loco (60% Cabernet Sauvignon, 35% Cabernet Franc e 5% Carménère), de cor vermelho rubi profundo com nuances violáceas, muita fruta, com destaque para amora, mirtilo e ameixas. Um bom mentolado se mistura aos toques de baunilha provenientes da maturação. Algumas notas de arruda e toques de couro. No final o café dá o ar de sua graça, completando a matiz aromática deste grande vinho. Na boca é elegante com ótima estrutura, taninos presentes, já amadurecendo. Boa acidez. Boa persistência.


O Viña Maipo Protegido, também de cor vermelho rubi profundo com nuances violáceas, apesar de decantado por pelo menos uma hora, começou mais tímido. Frutas vermelhas maduras se misturam ao eucalipto e notas de pimentão, mostrando toda a tipicidade da Cabernet Sauvignon do Maipo. Taninos macios e presentes e acidez correta. Ótima persistência. Muito elegante.

O embate surgiu naturalmente e justamente por isso foi muito interessante ... a conclusão?

Apesar de todas as coincidências iniciais, são vinhos com estilos bem diferentes. O Caballo, mais frutado e jovem, eu indicaria para harmonizar com pratos à base de carne caça ou de cordeiro. O Protegido é um vinho mais elegante, que seria a companhia perfeita para carnes vermelhas braseadas mal passadas, como um bife ancho, um entrecote argentino ou um assado de tira uruguaio.

Isto é, se puder, fique com os dois, você não vai se arrepender!
Reações: