Quinta da Romaneira - Rosé - 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 1.7.12 com Sem comentários


A Quinta da Romaneira, localizada na região do Douro, em Portugal, vem apostando na qualidade e modernidade para se destacar no mercado português, recebendo diversos prêmios e boas pontuações pelos seus vinhos.

Este Rosé 2009, produzido a partir de Tinta Roriz, recebeu pontuação 87/100 da Wine Spectator e ainda foi considerado o melhor rosé português na publicação W 2010 de Anibal Coutinho, fator preponderante na minha decisão de prová-lo.

A coloração vermelho-cereja de pouca intensidade, com tons alaranjados chama a atenção. Muito límpido e brilhante. Bonito. No nariz apresentou sutis aromas de frutas brancas e vermelhas frescas, como melão e morangos, além de notas florais. Na boca é bem fresco e possui boa acidez, porém apresentou um leve amargor residual, que incomoda um pouquinho, mas não o torna imbebível.

Como abri o vinho para fazer a prova, tive tempo de pensar em algo para harmonizar e a escolha foi um filé de Anchova com gengibre, tomate e cebola. A escolha do sabor forte do gengibre foi uma tentativa de aguçar as papilas gustativas e verificar se aquele amargor sentido inicialmente havia sido apenas uma impressão. O peixe trouxe ainda mais vivacidade ao vinho e amenizou um pouco aquele amargorzinho residual, mas não fez milagre. 

R$ 45,00 (Grand Cru) | Álcool 13,5% | Acidez 5,8g/L

RAZOÁVEL
Reações: