Suzin - Pinot Noir - 2011

Publicado por Blog Vinho SIM em 6.7.12 com Sem comentários

Fui apresentado aos vinhos da Vinícola Suzin na EXPOVINIS 2012 (leia artigos sobre a feira aqui) e fiquei positivamente surpreso com mais vinhos de qualidade vindos de São Joaquim - SC.

A vinícola Suzin iniciou atividades em 2001, criada pelo patriarca da família, sr. Zelindo e seus dois filhos Everson e Jeferson, depois de diversos anos trabalhando no ramo de fruticultura. Seu vinhedo é composto de 50% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 10% Sauvignon Blanc e 5% Pinot Noir, de onde vem este 2011, estrela do post.

A produção da vinícola para vinhos próprios é de apenas 20 toneladas e a vinificação ainda é terceirizada, parte dela pela Vinícola Kranz.

Vamos ao Pinot Noir 2011.
Cor vermelho entre o rubi e o cereja, de média intensidade. No nariz apresenta frutas vermelhas frescas, nitidamente morangos e cerejas. Toques de algo parecido com pólvora, mais para o mineral do que para defeito. Os 6 meses de estágio em madeira são praticamente imperceptíveis, algo extremamente positivo na minha avaliação. Na boca confirma as notas de morango e uma certa mineralidade. Boa acidez. Ligeiro. É um vinho de estilo interessante, diferente dos Pinot Noirs típicos da América do Sul que são muito frutados e amadeirados. Prefiro este estilo. Vinho com vocação gastronômica. Bom acompanhamento para massas a base de molhos leves de queijos ou rosés, carnes brancas e pizzas com condimentação de leve a média. Recomendado.


R$ ? (sem preço no site da vinícola) | Álcool 13,5% 

ÓTIMO.
Reações: