Glen Carlou - Syrah - 2005

Publicado por Blog Vinho SIM em 6.8.12 com Sem comentários

Há algumas semanas postei aqui no Vinho SIM a ND de um vinho que considerei uma grande surpresa e um dos maiores achados dos últimos tempos, o Glen Carlou Tortoise Hill Red 2005, que eu havia comprado numa promoção do site da importadora Grand Cru (pena que acabou!), mas ainda assim não estava convencido da qualidade da vinícola, achei que havia sido apenas uma "sorte". Felizmente, me enganei.

Este Syrah 2005 é, na verdade, produzido com 94% Syrah, 5% Mourvèdre e 1% Viognier pela competentíssima Glen Carlou, e me agradou em cheio novamente!

É bem verdade que os anos em garrafa tiraram transparência deste vinho, deixando-o um pouco turvo, com algumas micropartículas, mas nada que atrapalhe. Um vermelho granada com nuances acastanhadas é o que se vê na taça. No nariz é um Syrah com S maiúsculo, mostrando muita fruta vermelha, pimenta preta, especiarias, fumo e belas notas de chocolate. Na boca é sedoso, certamente resultado da fermentação malolática. Confirma também fruta em compota, pimenta e fumo. É impressionante o afinamento da madeira. O vinho é todo fermentado em barricas de carvalho, 50% francesas e 50% americanas e depois descansa mais 12 meses, mas ainda assim as notas amadeiradas são muito sutis. A vinícola indicava o auge do consumo entre 2008 e 2012 e creio que acertou, já que a acidez já está no seu limite inferior, deixando o retrogosto até um pouco adocicado. Precisa ser consumido já.

Excelente pedida para uma pizza ou mesmo para uma tábua de frios. 

R$ 95,00 (Gran Cru - R$ 47,50 na promoção) | Alcool 14,5% | Açucar residual 2,9g/L | Acidez 6,9g/L

ÓTIMO - ÓTIMA relação QUALIDADE-PREÇO (EXCELENTE na promoção)
Reações: