Tenuta San Guido - Le Difese 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 25.8.12 com Sem comentários

Terceiro vinho na escala de importância da vinícola Tenuta San Guido, produtora do famoso Sassicaia, localizada na região da Toscana, Itália, o Le Difese, produzido com 70% Sangiovese e 30% Cabernet Sauvignon, é o vinho de entrada da vinícola, apesar de seu custo no Brasil ser em torno dos R$ 180,00.

Provei este vinho pela primeira vez na EXPOVINIS 2012, mas não quis escrever uma ND antes de prová-lo novamente. Feita a segunda prova, pude confirmar aquilo que já havia pensado: os 90 pontos concedidos por Robert Parker foram de bom tamanho.
O que quero dizer com isso? O vinho é muito bom, mas não surpreende na sua faixa de preço!

Vamos às impressões.
Cor vermelho rubi intenso, límpido e com bom brilho. Ainda sem evolução cromática. Aromas bem francos de fruta vermelha, toques de fumo, um pouco de terra molhada e notas de chocolate e baunilha, provenientes dos 12 meses de estágio em barricas de carvalho. No paladar novamente destaque para as frutas vermelhas maduras. Taninos presentes, levemente amaciados. A acidez elevada é um convite gastronômico, como é de esperar dos bons tintos italianos, principalmente se harmonizado com pratos da culinária italiana. Creio que o vinho já possa ser bebido, mas  eu acredito que ele vá evoluir (talvez muito!) nos próximos 3 ou 4 anos.

R$ 178,00 (Ravin) | Alcool 14% |

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: RAZOÁVEL
Reações: