Tenuta San Guido - Le Difese 2009

Publicado por Puros e Vinhos em 25.8.12 com Sem comentários

Terceiro vinho na escala de importância da vinícola Tenuta San Guido, produtora do famoso Sassicaia, localizada na região da Toscana, Itália, o Le Difese, produzido com 70% Sangiovese e 30% Cabernet Sauvignon, é o vinho de entrada da vinícola, apesar de seu custo no Brasil ser em torno dos R$ 180,00.

Provei este vinho pela primeira vez na EXPOVINIS 2012, mas não quis escrever uma ND antes de prová-lo novamente. Feita a segunda prova, pude confirmar aquilo que já havia pensado: os 90 pontos concedidos por Robert Parker foram de bom tamanho.
O que quero dizer com isso? O vinho é muito bom, mas não surpreende na sua faixa de preço!

Vamos às impressões.
Cor vermelho rubi intenso, límpido e com bom brilho. Ainda sem evolução cromática. Aromas bem francos de fruta vermelha, toques de fumo, um pouco de terra molhada e notas de chocolate e baunilha, provenientes dos 12 meses de estágio em barricas de carvalho. No paladar novamente destaque para as frutas vermelhas maduras. Taninos presentes, levemente amaciados. A acidez elevada é um convite gastronômico, como é de esperar dos bons tintos italianos, principalmente se harmonizado com pratos da culinária italiana. Creio que o vinho já possa ser bebido, mas  eu acredito que ele vá evoluir (talvez muito!) nos próximos 3 ou 4 anos.

R$ 178,00 (Ravin) | Alcool 14% |

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: RAZOÁVEL
Reações: