Um "Porto" grego? Tsantali - Cellar Reserve

Publicado por Blog Vinho SIM em 24.8.12 com Sem comentários


Há mais de cem anos, a família Tsantali, através do fundador da vinícola, Evangelos Tsantalis, cultiva uvas na Trácia - a região mais oriental da Grécia continental - baseada num profundo respeito pela natureza e num forte compromisso com a qualidade.

Hoje, a terceira geração da família, no comando desde 1996, mostra a mesma dedicação aos valores do fundador, continuando a criar vinhos excepcionais e espirituosos, tendo orgulho do seu compromisso com uma agricultura sustentável em todos os vinhedos, localizados em Halkidiki, Monte Athos, Rapsani (Monte Olimpo), Marousa e Macedônia, alguns, inclusive, de cultivo orgânico.

Este vinho, denominado Cellar Reserve, é um vinho fortificado, ao melhor estilo Porto, produzido com 100% uvas da casta Mavrodaphne - autóctone da Grécia e que dá nome a uma D.O. no país -, provenientes do Golfo de Corinto, localizados 200 m acima do nível do mar.

As uvas são vinificadas até aproximadamente a metade dos açúcares serem convertidos em álcool, quando é interrompida e feita a adição de aguardente vínica ao mosto fermentado, trazendo um vinho com teor alcoólico de 18%.

Coloração castanha de média intensidade, ótimos brilho e transparência. Aromas de frutas secas, especialmente figos e ameixas. Notas tostadas provenientes dos 5 anos de envelhecimento em carvalho e toques de baunilha. Paladar também de frutas secas, novamente com destaque para ameixas e figos, agora acompanhadas por uvas passas. Acidez adequada. Um vinho muito interessante a um preço mais interessante ainda. Não é comparável aos grandes Portos, mas é uma grande alternativa para acompanhar sobremesas à base de chocolate e/ou nozes, castanhas ou amendoim, como foi o meu caso.


R$ 25,00 (Carrefour) | Álcool 18%

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: