Vasculhando o Encontro Mistral 2012: Krone Brut Rosé 2005

Publicado por Blog Vinho SIM em 13.8.12 com Sem comentários

Assim como nos outros anos, o Encontro Mistral 2012 foi excepcional (relembre). Ótimos produtores, vinhos, organização, recepção, enfim ... um evento sem adendos.
Curtir os vinhos dos principais produtores é sempre um grande prazer, já que estes nos brindam sempre com sua qualidade eximada, mas é interessante também vasculhar estes eventos atrás de novidades, de alternativas, de achados, enfim, vinhos que não conhecíamos e que podem nos surpreender, seja pelo preço, pela qualidade ou pela melhor de todas, a relação qualidade-preço.

Um dos menores estandes desde encontro era o da produtora sulafricana The House of Krone, popularmente conhecida apenas como Krone, que apresentou os seus dois espumantes do catálogo da Mistral, dividindo o espaço com a conterrânea Barista Wine.

O enólogo Nicky Krone produz este Vintage (60% Pinot Noir e 40% Chardonnay) com uvas colhidas à mão sempre durante o frio da noite e início da manhã e com o mínimo de interferência, podendo então ser considerado um vinho biologicamente estável. O vinho é maturado 54 meses (não, não escrevi errado, são 54 meses mesmo!) com as borras, utilizando o mesmo método dos grandes Champagnes e o resultado é simplesmente incrível.

Visual lindo, salmão claro, com perlage delicada, fina e contínua (detalhe: a degustação não fui realizada em taças flute!). Aromas muito delicados de frutas vermelhas frescas, como framboesa e morangos, notas de fermentação e sutis e deliciosos toques tostados. Na boca é ainda mais delicado, com cremosidade e frescor na medida certa. Muito equilibrado e persistente.

R$ 150,00 (Mistral) | Álcool 12% | Acidez 6,8g/L | Acúcar 9,0g/L

Avaliação VINHO SIM: REFINADO / Relação QUALIDADE-PREÇO: ÓTIMA
Reações: