Quinta de Gomariz - Vinho Verde - Colheita Selecionada - 2010

Publicado por Blog Vinho SIM em 22.9.12 com Sem comentários


Situada na sub-região do Vale do Ave, coração da região dos Vinhos Verdes, a Quinta de Gomariz possui todas as condições naturais para a produção de vinhos verdes de alta qualidade. E é isso que faz, por isso vem acumulando premiações em Portugal e no mundo, inclusive já tendo ganho o concurso Vinhos Verdes 2008.

O protagonista deste post, o Loureiro Colheira Selecionada 2010, é produzido a partir da casta loureiro, uma uva branca de excelente tipicidade, que, quando bem vinificada, dá vinhos bem frutados e com uma acidez fantástica.

Este 2010 apresentou-se amarelo palha de pouca a média intensidade, com bastante brilho e totalmente límpido. Aromas de flores e frutas frescas, destacando-se maçã-verde e nectarina. Na boca, a “agulhada” típica dos vinhos verdes vem acompanhada por um excelente equilíbrio entre a doçura da fruta e a acidez corretíssima. Final de médio a longo.

Indicadíssimo para os dias quentes do verão brasileiro. Fácil de beber e de muita qualidade.

Para acompanhá-lo, escolhi um carpaccio tradicional de filé mignon com alface americana, palmito, mostarda com mel, alcaparras e queijo parmesão. Show!!!


Se você preferir, um vinagrete de polvo e/ou de mexilhões ou mesmo peixes em geral serão excelentes harmonizações para este belo exemplar dos vinhos verdes portugueses.

R$ 50,00 (Maison des Caves) | Alcool 11,5% | Açúcar 6,8g/L | Acidez 5,2g/L

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: