Vinho Peruano! Viña Tacama - Gran Tinto 2010

Publicado por Blog Vinho SIM em 1.9.12 com 2 comentários


Eu nunca havia provado um vinho peruano. Para ser bem honesto, conhecia bem pouco sobre a vitivinicultura do nosso vizinho, cujo povo eu tenho grande simpatia e cuja culinária eu adoro!
O amigo Celso Pavani, proprietário do Empório D’Vino, ganhou este vinho de um casal de clientes e me convidou para fazer a degustação. Convite irrecusável para um eno-curioso de carteirinha.

História é o que não falta à Viña Tacama, produtora do nosso protagonista, o Gran Tinto 2010.

Os primeiros vinhedos de Ica, região onde se localiza a Tacama - a sul de Lima -, foram plantados por Francisco de Carabantespioneiro da vitivinicultura na Amérca - em 1540, vindos diretamente do México. Uau, quase 500 anos de história!

Na década de 1920, a Viña Tacama decidiu importar tecnologia e material da França com a intenção de melhorar sua produção, mas foi depois da 2a Guerra Mundial - mais precisamente a partir 1958 - que a vinícola direcionou de vez seus esforços para a produção de vinhos de qualidade, com a contratação do enólogo francês Robert Niederman, e de lá para cá a vinícola colhe bons frutos e elogios de grandes especialistas pelo mundo, como o renomado professor Jean Ribéreau-Gayon que declarou que “os esforços da Tacama já têm sido coroados com a produção de vinhos de qualidade indiscutível, mostrando toda a tipicidade do terroir peruano, comparados aos melhores vinhos dos países vinicultores”.


Muito bem, vamos tratar do Gran Tinto 2010.

Este vinho é um corte de Malbec, Tannat e Petit Verdot (não encontrei os percentuais), com 12,5% de álcool.
Coloração rubi de média intensidade.
De cara, no nariz, surgem aromas florais, especialmente de jasmim e violeta, muito evidentes. Agradável. Algumas notas frutadas. Nada de madeira. Na boca mostra-se bem seco, mas com taninos praticamente imperceptíveis. Um pouco mineral. Creio que a quantidade de açúcar residual seja bem baixa. Boa acidez. Um vinho bem diferente dos encontrados normalmente aqui no Brasil e que valeu muito a prova.

Ainda não tem no mercado brasileiro, mas se você for ao Peru, fica a dica: prove os vinhos peruanos!

Avaliação VINHO SIM: BOM / Relação QUALIDADE-PREÇO: S/A
Reações:
Categories: , , , ,