Vinho Peruano! Viña Tacama - Gran Tinto 2010
Publicado por Blog Vinho SIM em 1.9.12 com 3 comentários
Eu nunca havia provado um vinho peruano. Para ser bem honesto, conhecia bem pouco sobre a vitivinicultura do nosso vizinho, cujo povo eu tenho grande simpatia e cuja culinária eu adoro!
O amigo Celso Pavani, proprietário do Empório D’Vino, ganhou este vinho de um casal de clientes e me convidou para fazer a degustação. Convite irrecusável para um eno-curioso de carteirinha.
História é o que não falta à Viña Tacama, produtora do nosso protagonista, o Gran Tinto 2010.
Os primeiros vinhedos de Ica, região onde se localiza a Tacama - a sul de Lima -, foram plantados por Francisco de Carabantes - pioneiro da vitivinicultura na Amérca - em 1540, vindos diretamente do México. Uau, quase 500 anos de história!
Na década de 1920, a Viña Tacama decidiu importar tecnologia e material da França com a intenção de melhorar sua produção, mas foi depois da 2a Guerra Mundial - mais precisamente a partir 1958 - que a vinícola direcionou de vez seus esforços para a produção de vinhos de qualidade, com a contratação do enólogo francês Robert Niederman, e de lá para cá a vinícola colhe bons frutos e elogios de grandes especialistas pelo mundo, como o renomado professor Jean Ribéreau-Gayon que declarou que “os esforços da Tacama já têm sido coroados com a produção de vinhos de qualidade indiscutível, mostrando toda a tipicidade do terroir peruano, comparados aos melhores vinhos dos países vinicultores”.
Muito bem, vamos tratar do Gran Tinto 2010.
Este vinho é um corte de Malbec, Tannat e Petit Verdot (não encontrei os percentuais), com 12,5% de álcool.
Coloração rubi de média intensidade.
De cara, no nariz, surgem aromas florais, especialmente de jasmim e violeta, muito evidentes. Agradável. Algumas notas frutadas. Nada de madeira. Na boca mostra-se bem seco, mas com taninos praticamente imperceptíveis. Um pouco mineral. Creio que a quantidade de açúcar residual seja bem baixa. Boa acidez. Um vinho bem diferente dos encontrados normalmente aqui no Brasil e que valeu muito a prova.
Ainda não tem no mercado brasileiro, mas se você for ao Peru, fica a dica: prove os vinhos peruanos!
Ainda não tem no mercado brasileiro, mas se você for ao Peru, fica a dica: prove os vinhos peruanos!
Avaliação VINHO SIM: BOM / Relação QUALIDADE-PREÇO: S/A
Aqui em Curitiba é difícil achar pisco, vinho peruano então é uma tarefa impossível. Nós experimentamos o Tacama Selección Especial e de cara minha esposa (que é brasileira) não gostou. Eu confesso que também não foi uma experiência memorável -achamos que é pelo corte com Petit Verdot, ou seja o problema não foi o vinho e sim nosso gosto particular para com essa cepa- mas não desanima nem um pouquinho a continuar experimentando com vinhos da minha terra, e claro, outros da Viña Tacama.
ResponderExcluirJá o Intipalka Reserva, um bi-varietal Malbec-Merlot de Bodega Santiago Queirolo foi uma maravilha, mais pelo preço que lá tem.
No Brasil tem vinhos de lugares tão longínquos como Grecia, Croacia, Eslovênia, que quiçá algúm dia num futuro alguma importadora se anime a trazer vinhos peruanos e mexicanos que tem como vc bem anotou uma história muito antiga e totalmente diferentes dos clássicos argentinos e chilenos.
Abraço!
Pois é Manolo, aqui em São Paulo também não conheço nenhum lugar que venda vinhos peruanos. Este aí foi ganho por um amigo que me convidou para fazer a degustação, como escrevi no post.
ResponderExcluirJá anotei aqui o nome da Bodega Santiago Queirolo, quando eu for ao Peru vou procurar os vinhos!
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Alguém sabe que alguma importadora que traga vinhoa peruano...
ResponderExcluir