Quinta do Perdigão - Dão Colheira - 2008

Publicado por Blog Vinho SIM em 11.10.12 com Sem comentários

 

A Quinta do Perdigão, localizada na região Dão, é a vinícola mais premiada desta região desde 1999, segundo o site da própria empresa.

Com uma área de vinhedos de apenas 7 hectares, está localizada em Pindelo de Silgueiros, na primeira encosta do Rio Dão, a uma altitude de 365 metros. O rótulo evoca as cores e as armas “Perdigão” de 1500, concebido por José Perdigão, arquiteto, proprietário da Quinta do Perdigão.

Todos os vinhos são produzidos seguindo as normas da região Dão, utilizando para tal apenas cepas locais, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto, procurando sempre manter as máximas características locais, aproveitando ao máximo as condições climáticas locais para a definição do carácter e qualidade dos vinhos, um ótimo exemplo do verdadeiro conceito de terroir.


O Quinta do Perdigão Colheita 2008 (Tinto) é um vinho elaborado exatamente nas mesmas proporções em que as vinhas são distribuídas na propriedade da vinícola: 50% de Touriga Nacional, 20% de Jaen, 20% de Tinta Roriz e 10% Alfrocheiro Preto (10%) com estágio de 12 meses em barricas  de carvalho francês.

A coloração vermelho rubi intenso, muito límpido e com bastante brilho é muito bonita. Os aromas de ameixas pretas, amoras e mirtilos maduros se misturam com toques herbáceos. As ervas frescas, como arruda e cidreira e algumas notas de especiarias também aparecem. Madeira presente, mas muito bem integrada. Paladar muito agradável, com um frutado misturado com um frescor bem agradável, boa acidez. No retrogosto aparecem nuances de pimenta seca. Macio, equilibrado. Boa persistência.

R$ 100,00 (Mistral) | Álcool 14%

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: BOA
Reações: