Vigneti Zabu - Inzolia/Chardonnay 2010

Publicado por Blog Vinho SIM em 22.10.12 com Sem comentários


O protagonista deste post é um vinho italiano relativamente “fora dos padrões” a que estamos acostumados por aqui, especialmente por dois motivos.

O primeiro é a região de onde vem: Sambuca di Sicília, província de Agrigente, na Sicília.

O segundo é o corte: 60% de Inzolia, uma casta típica desta região, e 40% Chardonnay.

Antes de falar sobre o vinho, vamos a alguns dados da Sicília.

A ilha italiana tem grande tradição vitivinícola, construída desde a antiguidade, época em que os gregos fundaram lá as cidades de Siracusa e Agrigento, por exemplo. Mesmo sem a mesma badalação do Piemonte e da Toscana – as principais regiões vitivinícolas italianas – a Sicília é a região italiana que mais produz vinhos, com uma produção por volta dos 8 milhões de hectolitros/ano, porém apenas algo em torno de 2% corresponde à vinhos de denominação de origem controlada (DOC), prevalendo por lá os vinhos IGT, que não seguem normas tão rigorosas quando os DOC.

E é justamente com a denominação IGT (Indicazione Geográfica Típica) que vem este branco.

Cor amarelo palha, com reflexos dourados, límpido e com ótimo brilho. Aroma de pêssegos, acompanhado por notas florais e algo que lembra infusão, mas não consegui destacar a erva específica. Paladar cremoso, com boa presença de fruta madura e excelente acidez. Ótimo equilíbrio. Final médio.
Uma ótima pedida para queijos de corpo macio e frutos do mar. Minha indicação vai para peixes com molhos “amanteigados”, truta com amêndoas, por exemplo, seria uma ótima harmonização para este vinho.

R$ 50,00 (Nor Import) | Álcool 13%

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO / Relação QUALIDADE-PREÇO: ÓTIMA
Reações: