Contarini - Prosecco DOC Millesimato

Publicado por Blog Vinho SIM em 22.11.12 com Sem comentários


Diretamente de ConeglianoVênetoItália vem este Prosecco produzido pela Contarini.

Antes de falar do vinho, vou escrever algumas linhas sobre a região e esta uva fantástica.

Conegliano e Valdobbiadene são as únicas vilas do Vêneto com direito à denominação de origem controlada (DOC)! Vinhos de outras partes do Vêneto são classificados como indicação geográfica típica (IGT). E o que isso quer dizer? Em termos de qualidade, nada! É possível, encontrar ótimos IGTs e não tão bons DOC, porém a denominação de origem é uma garantia de que algumas normas serão seguidas. Só.

No total, o Vêneto possui 15 comunas, todas na região de Treviso, que produzem espumantes com a uva Prosecco.

A Prosecco é uma casta de uva branca, originária exatamente da região do Vêneto, por isso sua larga produção nesta região.

A Contarini emprega alta tecnologia na elaboração de seus espumantes e tem a tradição de sempre empregar enólogos formados na Wine School de Conegliano, uma das mais antigas escolas e de maior prestígio na Itália.

Conheci e comprei o espumante em questão, o demi-seco Contarini Prosecco Millesimato, no estande da Orion na Wine Weekend 2012 (relembre). Na ocasião, além de um preço com mais de 50% de desconto, a importadora/loja ainda estava oferecendo o vinho nestas bonitas embalagens. Ótima apresentação!

Coloração amarelo palha de média intensidade, com reflexos dourados bem sutis, bastante límpido e brilhante. Perlage média, com boa intensidade e persistente. Aromas de flores e frutas cítricas, sem destaque para nenhuma fruta em especial. Paladar com média estrurura, alguma cremosidade e acidez bem equilibrada com o açúcar. Ligeiro e fácil de beber. Apesar de ser um demi-seco, o final não é adocicado, já que possui boa acidez! Ótima escolha para um aperitivo em dias quentes - o verdadeiro "espumante beira de piscina" -, para recepção em festas ou para acompanhar saladas ou entradas leves, que exijam ótimo frescor do vinho.

Nesta ocasião, optamos por um clássico carpaccio de lagarto, alface americana, palmito, mostarda, alcaparras e queijo parmesão. Foi uma boa harmonização, mas um pouquinho mais de estrutura cairia ainda melhor.


É uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais os tradicionais Proseccos italianos, mas há espumantes brasileiros melhores e por preços menores! Ainda assim, recomendo como fonte de conhecimento.

R$ 45,00 (Orion) | Álcool 12,5 %

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO (14/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: BOA
Reações: