Mestres - Cava 1312

Publicado por Blog Vinho SIM em 19.11.12 com Sem comentários

Cava é o termo oficial para o vinho espumante de método tradicional, produzido predominantemente em Penedès - embora existam alguns poucos produtores no resto da Espanha - e com as uvas Parrelada, Xarel-lo e Macabeo.

História é o que não falta à Cava Mestres, produtora desta cava, denominada 1312.

O nome me chamou a atenção e eu fui buscar informações sobre ele, momento em que fui largamente surpreendido: o nome é uma homenagem aos 700 anos de ligação da família com o mundo do vinho!

A vinícola não foi oficialmente fundada em 1312, mas há registros de antepassados já cultivando uvas nesta época. São 28 gerações ligadas ao vinho. Sensacional, não?

Vamos à prova.

Coloração amarelo palha de média intensidade, com algum reflexo esverdeado, límpido e brilhante. Bonita perlage, bem fina, abundante e persistente. Aromas agradáveis de maçã verde, frutas tropicais e  frutas de polpa branca. Pão torrado e toques de manteiga e alguma fruta seca também aparecem, um provável reflexo dos 18 meses em contato com as borras. Paladar seco, com boa cremosidade, ótima acidez e ótimo frescor. Boa persistência e retrogosto levemente amargo.

Cava com vocação gastronômica para entradas com bom tempero, como por exemplo canapés que contenham alcaparras ou azeitonas.

É um ótimo vinho, não há dúvida, mas peca um pouco na relação qualidade-preço, uma vez que podemos encontrar ótimos espumantes nacionais a melhores ou mesmo alguns Champagnes de melhor qualidade e preços próximos a esse.

R$ 129,00 (B-Cubo) | Álcool 12% | Acidez 6,1g/L |Acúcar 9g/L

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: RAZOÁVEL
Reações: