Sieur d'Arques - Oceanique Limoux - Chardonnay 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 14.11.12 com Sem comentários


O Festival Sud de France, realizado aqui em São Paulo este ano, não só me trouxe um imenso prazer em conhecer mais sobre a culinária e os vinhos franceses, como me fez estudar e aprender bastante sobre esta encantadora região francesa!

Este fantástico branco é produzido com 100% Chardonnay pela vinícola Sieur D’Arques - a mesma que produz o espumante Première Bulle, considerado por muitos o primeiro deste estilo no mundo, antes mesmo dos Champagnes – em Limoux, uma denominação na região de Languedoc, no sul da França.


O grande volume de vinhos do tipo “Vin de Pays d’Oc” desta região que chega ao Brasil sempre prejudicou minha avaliação e entalhou em mim um certo preconceito com os vinhos de lá, por isso quando provei este vinho no estande da Vinos & Vinos no lançamento do Festival Sud de France aqui em São Paulo  (relembre) tive uma grata surpresa.

Assim que aproximei a taça do meu nariz, o frescor e a mineralidade saltaram da taça me dando uma ótima impressão inicial. Mas é claro que não parou por aí. Muita fruta branca madura e pitadas cítricas, somadas a um aroma que só consigo notar nos grandes Chardonnays do mundo: maçãs cozidas. Alguns toques amanteigados e de madeira contornam brilhantemente o frutado.
No paladar a primeira impressão também é de algo bem mineral e foi incrível a vontade de harmonizá-lo com algum fruto do mar. O frutado também aparece – com destaque para pêssegos - e o equilíbrio entre acidez e doçura é incrível. Tive também a sensação de algum sabor parecido com açúcar queimado, talvez um caramelo mesmo. Madeira presente e novamente bem integrada, mostrando que os 10 meses de afinamento em carvalho fizeram muito bem ao vinho. Ótimo corpo, untuoso. Ótima persistência.

O buffet foi muito bem elaborado com ótimas sugestões para harmonizar os delicados vinhos do Sul da França


Gostei realmente bastante deste vinho e, para não ter dúvidas, provei-o novamente depois de algum tempo e, aí sim (!), harmonizado com um vinagrete bem suave de frutos do mar, oferecido pelo fantástico serviço do Bar des Arts, uma excelente escolha da organizadoras deste lançamento do Festival Sud de France!


R$ 90,00 (Vinos & Vinos) Álcool 13%

Avaliação VINHO SIM: REFINADO (18/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE.
Reações: