Vinho do mês [OUTUBRO/2012]: Bodegas del Fin del Mundo - Special Blend 2007

Publicado por Blog Vinho SIM em 5.11.12 com 4 comentários

Localizada na Patagônia Argentina, mais especificamente em San Patrício de Chañar, Neuquén, esta vinícola é relativamente jovem, tendo iniciado seu projeto em 1996, mas com a plantação das primeiras vinhas somente em 1999. Vale destacar que a Bodegas del Fin del Mundo foi a desbravadora desta região!
A região da Patagônia, que durante muito tempo afastou os grandes produtores por seu clima, tem se mostrado cada vez mais uma ótima opção vitivinicultora, já que possui uma das características mais essenciais para a maturação das uvas: grande amplitude térmica, podendo ultrapassar os 20oC (36oF), além de baixa pluviosidade, com chuvas que totalizam aproximadamente 180 mm por ano e pouca umidade.
Desde 2004 a Bodega conta com assessoria de Michel Roland, que viaja de 5 a 6 vezes por ano à Argentina para ajudar em todo o processo de elaboração do vinhos, desde a colheita das uvas até a decisão do tempo de maturação em barricas, juntamente com o enólogo local Marcelo Miras.

O protagonista deste artigo e eleito o vinho de outubro do Vinho SIM, é o Special Blend 2007, um corte de 40% Cabernet Sauvignon, 40% Malbec e 20% Merlot, com 15 meses de estágio em barricas de carvalho francês.


Coloração vermelho rubi profundo, com nuances púrpuras.
Os aromas iniciais agradam de cara. Flores com frutas vermelhas e negras maduras, toques mentolados e de especiarias doces. Após algum tempo na taça, os tostados, café, chocolate e baunilha aparecem e contornam muito bem o frutado inicial.
O paladar não deve nada ao aroma. Enche a boca. Muita estrutura, dando a sensação de estar comendo uma torta de frutas vermelhas maduras misturadas com frescas, algo como mastigar uma tortinha de framboesas em que o doce e o azedinho se misturam dando uma ótima sensação. Excelente equilíbrio entre acidez e doçura. Taninos bem maduros. Ótima persistência. Um vinho recomendadíssimo.

Comprei este vinho no Freeshop de São Paulo por US$ 19,00 (se não me engano, já faz um tempinho), mas não encontrei-o à venda no Brasil. Caso alguém conheça o importandor, por gentileza me avise para eu atualizar o post.

Avaliação VINHO SIM: REFINADO (18/20)

Álcool 14,5% | Acidez 5,4g/L |Acúcar 1,86g/L


Em tempo: A Mr. Man vende este vinho por R$ 225,00, como me alertou meu amigo anônimo aqui nos comentários.
Reações:
Categories: , ,