Blogs ganham até R$ 80 mil por elogios!
Publicado por Blog Vinho SIM em 2.12.12 com Sem comentários
Interessante matéria publicada neste domingo, 02 de dezembro para a Folha de São
Paulo on line.
Abaixo a matéria na íntegra.
Juliana
Cunha, colaboração para
Folha de São Paulo
Ganhar
brindes de marcas, ser convidado para participar de eventos e receber entre R$
500 e R$ 15 mil por uma opinião favorável a um produto estão entre as regalias
de ser um blogueiro famoso.
Segundo
levantamento feito pela Folha com 12 agências de publicidade que trabalham com
marketing digital, um blogueiro cujo site tenha a partir de 40 mil acessos
diários ganha entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por mês fazendo publieditoriais.
Também
conhecidos como publiposts, post pagos e jabás, são textos financiados por
marcas e veiculados em blogs. A maioria aparece com uma discreta identificação
de que se trata de publicidade -apenas uma "tag" no pé do texto, com
a palavra "publipost". Outros nem isso mostram. É comum que esses
avisos apareçam só no fim do texto, em tamanho pequeno.
Publipost
é todo material pago veiculado em blogs como se fosse um post normal. De certo
modo, corresponde aos chamados "informes publicitários", textos com aparência
jornalística feitos por empresas e publicados em jornais e revistas com
identificação para que o leitor não o confunda com reportagem.
Por
causa do post pago, é possível ver blogueiros elogiando marcas de absorvente,
roupas, celulares, restaurantes e até dermatologistas.
A
propaganda, que não tem cara de publicidade, nem sempre aparece identificada
como tal. Escrita em primeira pessoa, assemelha-se a uma dica de amigo.
"O
grande problema é a falta de regulamentação. Cada blogueiro identifica as
propagandas como quer. Alguns com uma 'tag' minúscula no fim do post, outros
com selos", diz o blogueiro e publicitário Alexandre Inagaki.
Para
Inagaki, o correto seria identificar como propaganda logo no título.
Neste
ano, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigou
um caso de propaganda disfarçada em blogs pela primeira vez: três blogueiras
publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja de maquiagens Sephora.
Ao
final, o conselho recomendou que elas evitassem gerar desconfianças nos
consumidores.
Segundo
as agências de publicidade, os melhores blogs para anunciar são os de humor e
os de moda, que já ganharam até uma rede para organizar os publiposts, chamada
F.Hits.
A
plataforma criada pela empresária Alice Ferraz reúne 24 blogs de moda e chegou
a receber o título de oitava companhia mais inovadora do Brasil no ranking da
americana Fast Company.
Um
dos blogs de humor mais rentáveis é o "Não Salvo", feito por Maurício
Cid. Ele afirma identificar suas publicidades por meio de 'tags'.
"O
que o blogueiro tem de mais importante é a sua credibilidade. Além disso, meus
leitores acham justo que eu ganhe dinheiro com o blog."
AGÊNCIAS
O
procedimento padrão do publipost é feito por uma agência de publicidade ou
setor de marketing de uma empresa. A agência entra em contato com blogueiros
cujos sites tenham a ver com o produto. São acertados valores e a exposição do
texto.
Há
quem peça, por exemplo, que o texto fique na página principal do blog por um
número determinado de dias.
O
blogueiro costuma escrever o texto para que o material não seja muito diferente
dos textos normais do site.
Há,
porém, redatores publicitários especializados em imitar o estilo dos
blogueiros. A marca aprova o material antes de ele ser publicado.
Outras
ações publicitárias como vídeos, mudança do "layout" do blog e
participação dos blogueiros em eventos costumam ser mais caras.
Para
Daniel Oliveira, do blog "Não Intendo", não há como blogs grandes se
sustentarem sem publicidade. Ele a identifica com uma tag.
"Publico
uma média de 25 textos toda semana, apenas 2 ou 3 são publicidade. Um site com
muitos acessos como o meu precisa de um servidor elástico, o que pode custar
US$ 2.000 por mês."
Entre
seus clientes, Oliveira já teve marcas de bebida, carros e lojas de roupa.
Para
Ian Black, da agência New Vegas, o mercado está inflacionado: "A demanda
de marcas que se interessam por esses serviços cresceu e surgiram agenciadores
que sabem cobrar como agência".
Sou um novato neste meio e deixo
aqui a pergunta: será que existe este tipo de post nos blogs de vinho?
Pessoalmente não gosto, mas não acho nenhum
absurdo publicá-los desde que seja feita a devida citação de
publicidade.
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