Rapariga da Quinta - Escolha - 2010

Publicado por Blog Vinho SIM em 17.12.12 com Sem comentários


Projeto pessoal do renomadíssimo enólogo português Luís Duarte, os vinhos Rapariga da Quinta são resultado de uma produção feita a partir de vinhas do próprio “quintal” de casa.

O vinhateiro, eleito em 1997 e 2007 o Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos - uma das publicações especializadas mais prestigiadas de Portugal – apresentou seus vinhos durante o Wine Road Show, da importadora Épice, realizado em São Paulo (relembre).

De um enólogo - e agora produtor - com um tal percurso, espera-se um vinho consequente com a sua carreira. E isso, para quem segue e conhece o trabalho de Luís Duarte, é uma daquelas premissas que está garantida desde sempre.

Tive a oportunidade de provar os três tintos da linha, os fantásticos Rapariga da Quinta Colheita 2011 (91 pontos pela Wine Enthusiast nas safras 2008 e 2009) e Rapariga da Quinta Reserva 2010 (nada menos que 94 pontos pela WE nas safras 2008 e 2009), além deste Rapariga da Quinta Escolha 2010, que é o vinho de entrada da vinícola, mas que, guardadas as devidas proporções, foi o que mais me impressionou, especialmente por se tratar de um vinho com preço na casa dos R$ 30,00.

O Rapariga da Quinta Escolha, vinho para ser consumido no dia a dia, é um daqueles vinhos que nos intrigam, pois poderia facilmente ser vendido por maior preço. Ao meu ver, é muito superior aos vinhos da mesma faixa de preço encontrados no mercado.

Elaborado a partir de um corte de 40% Aragonês, 40% Trincadeira e 20% Syrah, parte do vinho estagiou em carvalho de segundo uso por seis meses.

Coloração vermelho rubi claro, com bastante brilho e totalmente límpido. Aromas de morangos frescos e maduros, formando uma paleta olfativa bem interessante, pois deixa uma sensação agridoce. Algum toque de especiaria adocicada também aparece. Na boca apresentou pouca estrutura, um vinho fácil de beber e bem leve, com ótimo equilíbrio entre doçura e acidez. Boa persistência.

R$ 30,00 (Épice) | Álcool 13,5 %

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO (14/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: