Vinho do mês: [DEZEMBRO/2012]: Grant Burge - Benchmark Shiraz 2011

Publicado por Blog Vinho SIM em 14.1.13 com 2 comentários

 

Este vinho, seleção de novembro/2012 da Sociedade da Mesa, foi uma das gratas surpresas do ano. Um produto da vinícola Grant Burge, que leva o nome enólogo que é uma referência na indústria do vinho australiano.

A família, ligada ao mundo do vinho há 5 gerações, chegou à Austrália através de seu bisavô John Burge, junto com sua esposa Eliza, quando emigraram de Wiltshire na Inglaterra e plantaram as primeiras videiras. Grant passou toda sua infância na bodega de sua família em Barossa Valley, onde a sua vida sempre girou em torno de sua paixão pelas terras e pelas vinhas.

Em 1970, Grant começou sua carreira na bodega Southern Vales Winery em McLaren Vale, retornando em 1978 a Barossa Valley para adquirir Krondorff, uma bodega obsoleta. Grant fez esta bodega progressivamente recuperar o prestígio, recebendo seu reconhecimento, até que em 1986 vendeu sua participação para iniciar seu projeto mais pessoal. Baseado em sua experiência, Grant, junto a sua mulher, Helen, cria Grant Burge Winery, em 1988, em Barossa Valley, onde pretendem oferecer seu compromisso com a mais alta qualidade através de um estilo único, baseado no “terroir” de Barossa Valley.

Apesar da complicada colheita de 2011, resultado de um ano frio muito frio e úmido, a Grant Burgue, forçada a um manuseio mais atento e cuidadoso, conseguiu um resultado que pode ser considerado surpreendente, com uvas que alcançaram um bom equilíbrio graças a uma ótima gestão do vinhedo.

De cor vermelho cereja profundo, límpido e brilhante, no nariz apresenta uma abundância de frutas vermelhas frescas, como morangos e framboesas com algum toque de cereja madura, além de traços de pimenta e especiarias doces envoltas por por um mentolado que confere grande frescor. Na boca é leve, fresco, com uma boa presença de fruta e algo mineral, mostrando novamente os toques apimentados e mentolados. O amadurecimento de 10 meses em barris de carvalho americano e francês de segundo uso é praticamente imperceptível.


Um vinho muito interessante. Não confiando tanto no seu potencial, escolhi  uma pizza para acompanhá-lo. O resultado foi bom, mas este Shiraz é uma ótima pedida para pratos com condimentação moderada e de ataque agridoce. Altamente recomendado.

R$ 42,00 (Sociedade da Mesa) | Álcool 13,5%


Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO (15/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: EXCELENTE
Reações: