Las Perdices - Champenoise Rosé Extra Brut

Publicado por Blog Vinho SIM em 1.3.13 com Sem comentários

Provei pela primeira vez um vinho da vinícola Las Perdices em meados de 2011, numa das seleções da Sociedade da Mesa. O vinho apresentado na ocasião era intitulado Syrah 2010, mas levava 7% de Viognier na sua composição, um corte interessante e que me chamou atenção à época.

O tempo passou, provei outros vinhos da vinícola, mas nada que tenha marcado ... até que provei este Extra Brut Champenoise Rosé, do qual se produziu apenas 6000 garrafas, elaboradas com 70% Pinot Noir e 30% Chardonnay pelo método Champenoise com 18 meses de contato com as borras.

A vinícola, localiza em Agrelo – Luján de Cuyo – Mendoza e tocada por Don Juan Munõz Lópes, sua esposa Dona Rosário e os três filhos do casal é um empreendimento existente desde os anos 1950 e recebe este nome pois quando Don Juan chegou à Argentina, em 1952, encontrou muitas perdizes na região que, aos poucos, tornaram-se suas companheiras nas longas horas de trabalho diário, sendo então homenageadas com o nome da vinícola.

Vamos ao vinho.
Vale comentar que é um Extra Brut com 8 g/L de açúcar residual, o que no Brasil o colocaria na categoria Brut (entre 6,0 g/L e 15,0 g/L).

Coloração salmão escuro com muito brilho. Perlage fina e constante. No nariz prevalecem os aromas de frutas vermelhas, com algumas notas de fermentação e de esvas frescas. Na boca é muito agradável, com bos cremosidade. Fruta e frescor na medida certa. Ótima persistência.

Grande versatilidade para a gastronomia, pode ser excelente para acompanhar desde entradas à base de pratos frutos, como vinagretes de polvo ou de mariscos, passando por carpaccios e até mesmo para peixes de maior estrutura e complexidade de sabor, como atum e salmão, que foi a minha escolha para a ocasião.


Este Rosé ainda não está no Brasil, mas deve chegar em breve, uma vez que já se encontra o Extra Brut Champenoise Branco por aqui.

R$ 70,00 | Álcool 13%

Avaliação VINHO SIM: ÓTIMO (16/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: ÓTIMA
Reações: