Direto da adega: Ventisquero Grey - Carménère 2005

Publicado por Blog Vinho SIM em 27.5.13 com Sem comentários

Direto da adega é uma nova coluna aqui no Vinho SIM dedicada exclusivamente a comentar vinhos que não estão mais no mercado, vinhos que deixei na minha adega por algum tempo acreditando que um tempo  de "descanso" os fariam bem!
Já publiquei sobre algumas velharias - no bom sentido, claro! - aqui no Vinho SIM, como o Família Piagentini - Boutique Reserva - CS 2004 (relembre), o Cape Mentelle CS/Merlot 2001 (relembre), o  Nieto Senetiner - Don Nicanor - Malbec 2004 (relembre), dentre muitos outros e, salvo poucas exceções, tenho tido boas experiências. Desta vez não foi diferente.

Como é possível ver (não tão bem como eu gostaria, mas ...) na foto, o Ventisquero Grey Carménère 2005, produzido com uvas provenientes de uma única parcela no Vale do Maipo - Chile e que leva uma pitada de Cabernet Sauvignon e de Syrah em sua composição (não encontrei os percentuais) apresentou-se com uma cor vermelho rubi bem intenso, com quase nada de evolução. No nariz, bastante fruta, com traços de pimentão e notas amadeiradas e terrosas. Apesar de seus já 8 anos de idade, ainda possui uma grande presença de taninos e uma ótima acidez, muito bem equilibradas com os 14,5% de álcool, imperceptíveis. Enche a boca. Ótimo final.

Um vinho com uma jovialidade impressionante. Pena que não tenho mais garrafas dele na minha adega, pois certamente ainda pode melhorar nos próximos anos!


Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (15/20)



Reações: