Grandi Marchi 2013 - Visão Geral

Publicado por Blog Vinho SIM em 17.7.13 com 2 comentários
  

Na tarde de 16 de julho de 2013, tive o prazer de participar da etapa São Paulo (Hotel Unique) do Grandi Marchi 2013, uma degustação de vinhos italianos premium presentes no mercado brasileiro, promovida pelo Instituto del Vino Italiano di Qualità e organizada pela CH2A Comunicação (Contato: Alessandra Casolato - Tel. (11) 3253.7052).

O evento, que contou com a participação de 11 (Carpenè Malvolti, Tasca d’Almerita, Rivera, Umani Ronchi, Antinori, Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute, Masi, Michele Chiarlo, Pio Cesare, Mastroberardino e Donnafugata) dos 19 produtores do grupo, foi dividido em duas etapas, uma master class - mediada pelo especialista Jorge Lucki - e uma exposição-degustação tradicional, em forma de workshop apresentada pelos próprios produtores/representantes.


Primeira parte: Master Class

Nesta etapa, que contou com os sempre ótimos pitacos do crítico Jorge Lucki, cada produtor (ou representante) falou um pouco sobre a história da vinícola, algumas peculiaridades da “sua” região e elegeu um vinho para ser degustado e comentado.

  




Os eleitos de cada produtor foram

· 1868 Brut Prosecco Supeiore DOCG – Carpenè Malvolti
· Tascante 2008 - Tasca d’Almerita
· Il Falcone Caltel del Monte Rivera 2007 - Rivera
· Pelago, Marche Rosso IGT 2008 - Umani Ronchi
· Guado Al Tasso 2009, Bolgheri DOC Superiore – Antinori
· Baia Al Vento 2008, Bolgheri DOC Superiore - Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute
· Grandarella 2007 Rosso delle Venezie IGT – Mais
· Barolo Cerequio DOCG 2007 - Michele Chiarlo
· Barolo 2007 – Pio Cesare
· Radici Taurasi Riserva DOCG 2006 – Mastroberardino
· Ben Rye’ Passito di Pantelleria DOP 2009 - Donnafugata.


O principal objetivo da degustação e do grupo de produtores que compõem o Grandi Marchi é mostrar o que se pode produzir de melhor em cada região (ou micro-região) da Itália e, pelas amostras que foram apresentadas no evento, pode-se perceber que este objetivo é atingido em cheio.

Fica visível que cada vinho degustado, cada um com suas características particulares, é resultado de um trabalho realizado com muito esmero, o que mostra a constante preocupação destes produtores (muto deles com mais de 100 anos de atividade vitivinícola) em melhorar cada vez mais a qualidade de seus - já muito bons - vinhos.

Justamente por isso - em respeito ao trabalho e dedicação destes produtores - que não vou publicar neste post comentários e/ou avaliações sobre cada vinho. Cada produto apresentado têm características próprias e publicar uma lista com impressões e/ou avaliação de cada vinho poderia induzir o leitor a fazer uma comparação entre os vinhos que seria, ao meu ver, injusta, principalmente por serem produtos tão distintos.

Não quero simplesmente me abster de opinar sobre os vinhos, mesmo porque trazer máximo de informação sobre o mundo do vinho é o grande objetivo do Vinho SIM, porém farei isso num momento mais oportuno, apresentando minhas impressões sobre os vinhos degustados em notas de degustação individuais, agrupados com outros vinhos de forma a poderem serem comparados ou ainda num post sobre destaques do evento

Segunda parte: Workshop/Degustação "aberta"

Esta etapa do evento foi realizada de forma mais tradicional - mas não menos interessante que a primeira -, onde os produtores (e/ou representantes) expuseram diversos outros vinhos da sua linha numa degustação mais descontraída, que contou com centenas de participantes que certamente saíram muito satisfeitos com os vinhos e a simpatia dos expositores.

 

 


E foi assim.
Qual é o resultado da soma de ótimos vinhos, simpáticos produtores e uma excelente organização? Um evento interessante, elegante e muito prazeroso de se participar.

Deixo aqui meus parabéns a todos os envolvidos já ansioso pelo Grandi Marchi 2014!
Que Baco nos ilumine!
Reações: