Vinho do mês [JUNHO/2013]: Vidigal - Reserva dos Amigos - Seleção Especial 2010

Publicado por Blog Vinho SIM em 4.7.13 com 3 comentários

O inverno chegou e com ele chegou também a vontade de provar vinhos mais carnudos, estruturados, saborosos ... 

E foi exatamente isso (e muito mais!) que encontrei no Reserva dos Amigos Seleção Especial 14,5% da Vidigal Wines, uma vinícola da região de Lisboa - Portugal que há pouco tempo desembarcou em terras brasileiras trazendo seus vinhos elegantes e cheios de estilo.

 

Este Reserva dos Amigos Seleção Especial 14,5%, um corte de 30% Touriga Nacional, 30% Tinta Roriz e 40% Castelão e sem passagem por barricas (recebi esta informação diretamente da vinícola, mas a considerei estranha), é um vinho muito aromático e frutado, com aromas destacados para frutas negras maduras com nuances de geléia de framboesas, toques de chocolate negro amargo e um leve tostado (aparentemente de um afinamento em barricas?). Paladar macio, de ótima estrutura e com uma pitada de acidez que o torna muito equilibrado. Ótima persistência.


Segundo me disse a vinícola, o grande "segredo" deste vinho está no fato de ser "produzido com uvas de colheita tardia". Claro que não se trata de uma colheita tardia como a realizada para a produção de vinhos de sobremesa, mas de uma sobrematuração das uvas, certamente devido ao fato da região de Lisboa ter tido uma safra muito interessante em 2010.

Bela harmonização para um espaguete ao sugo  acompanhado de um entrecote argentino na chapa

Este vinho ainda não está no mercado brasileiro, mas a Brasilways - importadora da Vidigal Wines - traz para cá um homônimo, o Reserva dos Amigos 2010 13% que ainda não provei, mas venho recebendo boas referências de amigos que o provaram recentemente.

Avaliação Vinho SIM: REFINADO (17/20)

Olho neles e
que Baco nos ilumine!
Reações: