sexta-feira, 26 de abril de 2013

Empório D’Vino realiza degustação inédita no ABC!




O Festival do CAMBUCI de Paranapiacaba – Santo André, que em 2013 já alcança sua 10a Edição (mais informações), acontece sempre no mês de abril, como um dos símbolos na comemoração do aniversário da cidade, e este ano ganhou um grande reforço: o Empório D’Vino, tradicional reduto de risotos e pastas artesanais, elaborou um cardápio especial com pratos à base do fruto da árvore símbolo da cidade para serem harmonizados com vinhos e cervejas de ótima relação qualidade-preço.

Os pratos já estão disponíveis desde o início de abril, mas o grande sucesso já faz os proprietários pensarem na possibilidade de incorporá-los ao cardápio.

Para quem se interessar em conhecer melhor, nesta terça-feira, dia 30/04, a partir das 19h30, o Empório promove degustação com cervejas Karavelle, dando continuidade às harmonizações que começaram na última sexta-feira, dia 27/04, e foram um grande sucesso.

Os pratos servidos serão:

Ceviche de salmão marinado no suco de Cambuci.
Risoto com polpa de Cambuci e camarão flambado na cachaça de Cambuci.
Creme de Cambuci com Licor cassis.

Foto: Empório D'Vino

As degustações tem um custo de R$ 30,00 por pessoa e as vagas são limitadas. As reservas podem ser feitas pelo telefone 2669-2188 ou pelo e-mail emporiodvino@emporiodvino.com.br.

O Empório D’Vino fica no nº 329 da Dr. Messuti, Vila Bastos em Santo André.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia Mundial da Malbec 2013: Gran Malbec de Angeles 2009!



A cepa que se tornou símbolo da vitivinicultura da Argentina tem dia próprio, 17 de abril é o Dia Mundial da Malbec.

O dia é uma referência ao 17 de abril de 1853, data em que o presidente Domingo Faustino Sarmiento, importou algumas videiras da França, sua pátria-mãe. Após ser praticamente devastada do país europeu por geadas nos anos 1960, a cepa encontrou na Argentina condições climáticas perfeitas, que somadas à culinária portenha que cultua a carne bovina, formaram o par ideal para recebê-la de braços abertos e adotá-la como sua. Para mim não há dúvidas, a Malbec é argentina!

Vinho SIM não poderia ficar de fora dessa grande festa e para brindar esse dia tão especial nada melhor que a seleção de um vinho de respeito, um vinho que seja a cara da Malbec da Argentina. O eleito foi o Gran Malbec de Angeles, da Bodega Viña 1924.

O nome 1924 é uma alusão a um antigo vinhedo de Malbec localizado no Vale Vistalba, em Luján de Cuyo, Mendoza, um dos vinhedos de Malbec mais antigos (quicá o mais antigo!) da Argentina.

Do vinho, que já recebeu excelentes pontuações de diversos periódicas e figurou, inclusive, em listas dos melhores vinhos da Argentina, foram produzidas, pelo enólogo Juan Manuel González, apenas 4520 garrafas, após 14 meses de amadurecimento em barricas novas de carvalho francês.

No nariz um show de sensações, incluindo muita fruta com toques de café, chocolate, baunilha e um tostado fino. Complexo. Na boca, outro show! Apesar dos 15,5% de álcool o vinho apresenta grande equilíbrio, com taninos maduros e um equilíbrio entre fruta e acidez perfeito. Excelente persistência. Um vinho muito prazeroso de ser degustado.

Infelizmente não está à venda no Brasil, mas se tiver a oportunidade de estar na Argentina, procur-o. Altamente recomendado. Paguei por volta de 300 pesos argentinos na Lo de Joaquin Alberdi, em Palermo (Calle Jorge Luis Borges, 1772 - Palermo Soho – Fones 54 11 4832 5329 / 54 11 4831 7720 - info@lodejoaquinalberdi.com).


Avaliação VINHO SIM: REFINADO / Relação QUALIDADE-PREÇO: ÓTIMA

Qual dos vinhos seguir você gostaria de ver comentado aqui no Vinho SIM?