Áustria - Fred Loimer - Grüner Veltliner 2012

Publicado por Blog Vinho SIM em 16.6.14 com Sem comentários

Conheci este vinho durante um dos Weinprobe, degustação mensal organizada pelo restaurante Weinstube, em São Paulo e fiquei bem impressionado com suas qualidades.

Da região de Langenlois, principal cidade de Kamptal - uma das mais mais famosas denominações de origem da Áustria - vem este branco, do produtor Fred Loimer, feito a partir da uva Grüner Veltliner, responsável, nada mais, nada menos, por 60% de toda a produção austríaca.

Fred Loimer é um dos viticultores mais reconhecidos e populares dentro e fora da Áustria, reconhecido por seus excelentes Grüner Veltliners e Rieslings que refletem todas as qualidades que o terroir de Kamptal é capaz de produzir. Desde 2006 conduz seus vinhedos de forma biodinâmica rigorosa. A busca constante de Fred é por um vinho de alta tipicidade, puro, natural e verdadeiro.

Vamos ao vinho.

Visual bonito, de coloração amarelo palha límpido com traços dourados. Aromas de intensidade mediana, com clara presença de frutas cítricas frescas, como maçãs e toques de limão siciliano e alguma mineralidade. Na boca é bem fresco e mineral, com acidez marcada que permeia a presença de frutas de polpa branca. Final médio, mas bastante agradável e equilibrado.

É um vinho bastante interessante, mas cujo custo (R$ 98,00, importado exclusivamente pela Vinhos da Áustria) dificulta um pouco a penetração no mercado brasileiro, já que nesta faixa de preço encontra uma série de argentinos, chilenos, australianos, neozelandezes, brasileiros, dentre outros de ótima qualidade que já construíram uma forte marca. É uma boa opção para entradas, saladas e até mesmo para um prato com ostras e vieiras. Vale a prova, principalmente para conhecer um verdadeiro exemplar do que se pode produzir com a Grüner Veltliner.

R$ 98,00 (Vinhos da Áustria) | Álcool 12,5%

Avaliação Vinho SIM: ÓTIMO (14/20) / Relação QUALIDADE-PREÇO: RAZOÁVEL
Reações: