Confraria Vinho SIM - Junho/2014: Chianti

Publicado por Blog Vinho SIM em 23.7.14 com Sem comentários



O dia 13 foi o dia eleito para o encontro de junho da Confraria Vinho SIM, desta vez com o tema Chianti, já que a proposta do nosso anfitrião, o Empório do Bacalhau, em São Bernardo do Campo, era apresentar um jantar típico italiano, com direito a sopa de capeletti, massa e panna cotta de frutas vermelhas de sobremesa. Mais uma noite de muita descontração e muito estudo em torno do tema.

Vamos às estrelas da noite.



Vinho / Produtor
Safra
$ médio (R$)
Nota
1
Brancaia Classico DOCG Riserva
2010
117,00
17,1
2
Viticcio Classico DOCG Riserva
2009
160,00
16,9
3
Scassino Classico DOCG
2009
137,00
16,4
4
Cecchi DOCG
2012
80,00
14,9
5
Poggiotondo DOCG
2012
80,00
14,8
Os grandes destaques da noite foram descritos pelos confrades Riverlei Armellini (RA) e André Cuer, respectivamente assim:

Brancaia Classico DOCG Riserva 2010


Visual límpido de intensidade média, coloração vermelho rubi, com nuances em tons granada. Intensidade olfativa média para pronunciada, características aromáticas demonstram frutas como cereja e ameixa mesclados com notas de especiarias, culminando em ligeiro traço de tostado, baunilha e tabaco, agraciados pelo envelhecimento em carvalho. Seco, mas redondamente agradável no palato. Excelente equilíbrio harmônico, por sua bela acidez, taninos de boa qualidade e álcool totalmente integrados. Corpo é médio, porem vinoso e agradável. Intensidade gustativa é média e suas características repetem as frutas como cerejas e ameixas, desta vez quase maduras e aquecidas por um ligeiro traço de especiaria elegantemente  suavizada pela baunilha. No final, uma boa persistência e uma sensação de frescor e vivacidade.
Harmonização sugerida:  Massas com molho vermelho mais firmes, característicos da cozinha Italiana, embora possa acompanhar bem um frango assado com ervas e um tradicional Risoto. Vai muito bem também com uma Zuppa di toscanelli al rosmarino e na sequencia um tradicional Coniglio alla cacciatora. (RA)

Viticcio Classico DOCG Riserva


Nariz e boca mostrando frutas negras, com madeira bem integrada e notas de baunilha. Boca redonda de corpo médio, com ótimo equilíbrio entre fruta e acidez. Toques terrosos e de especiarias completam a matriz gustativa deste vinho. (AC)

Resumo

Data
13/06
Local
Empório do Bacalhau
Número de Participantes
8
Tema
Chianti
Amostras
5
Vinho Destaque
Brancaia Classico DOCG Riserva (Importadora Gran Cru)

E foi assim.

Próximo encontro!

O encontro de julho da CVS já está acertado. Será dia 26 com o tema Malbec. Promessa de mais uma noite de muito bate-papo e estudos! Dúvidas, sugestões e comentários diversos, deixe seu recado aqui em baixo.

Reitero o convite para que novos apaixonados que se identificarem com essas ideias e queiram participar, entrar em contato através do e-mail vinhosim@uol.com.br que sua solicitação será avaliada pelos fundadores da Confraria Vinho SIM com toda atenção. Produtores e importadoras que queiram trazer ideias e sugestões para os encontros também devem entrar em contato pelo mesmo e-mail.

Que Baco nos ilumine!

Reações: