Confraria Vinho SIM - Julho/2014 - Malbec

Publicado por Blog Vinho SIM em 17.10.14 com Sem comentários

A Confraria Vinho SIM continua a plenos pulmões e no "friozinho" do inverno paulista não haveria tema melhor do que o escolhido pelos confrades para este encontro: Malbec & Churrasco!

Diferentemente do que fizemos nos demais encontros, para comemorar o nosso 5º encontro, decidimos nos reunir na casa de um dos confrades para que assim pudéssemos desfrutar um pouco mais dos vinhos, das carnes e da companhia sem a preocupação do tempo ou de qualquer outra variável.

Será que deu certo?


Aproveitando a ocasião mais descontraída e divertida, fizemos uma modificação na forma de avaliar os vinhos da noite. No lugar das notas dos encontros anteriores, decidimos que cada um dos 9 confrades presentes apontaria os seus 3 favoritos da noite, sem a necessidade ou preocupação de dar uma nota ou mesmo fazer qualquer tipo de avaliação técnica.

O resultado foi muito interessante e tivemos um empate triplo na eleição do "campeão" da noite.


Vinho / Produtor
Safra
$ médio (R$)
Votos
1
Cadus Malbec of Vineyards / Nieto Senetiner
2011
120,00
5

Synthesis / Sophenia
2010
130,00
5

Temporis / Achaval Ferrer
2010
* / **
5
4
Malbec Alto / Angelica Zapata
2009
175,00
3
5
Gran Reserva / Humberto Canale
2011
130,00
2
* Não disponível no Brasil
** Eleito nas safras 2008 e 2009 como um dos 50 melhores vinhos argentinos por Robert Parker, com 98/100 pontos.

5. Humberto Canale Gran Reserva 2011

Começamos com um belo exemplar da Patagônia, cujo frescor e vivacidade dão o tom, mostrando um estilo de Malbec diferenciado dos superconcentrados e frutados que recheiam o mercado brasileiro.


4. Angelica Zapata / Malbec Alto 2009

O aclamado Angelica Zapata é um dos vinhos mais Malbecs argentinos mais conhecidos do mundo, principalmente por seu regularidade. Sempre cheio de fruta e complexidade agradou em cheio aos confrades.

1. Achaval Ferrer / Temporis 2010

O produtor argentino (juntamente com Cobos) que vem recebendo as mais expressivas notas da crítica mundial nos últimos anos mantem seu estilo cheio de fruta e especiarias e com notas defumadas e florais que agradam muito. Já está ótimo, mas me parece longe de seu auge.

1. Sophenia / Synthesis 2010

Diretamente do Vale do Uco (Mendoza) a vinícola Sophenia nos brinda com este Malbec cheio de notas de chocolate, tabaco e especiarias doces. Um vinho delicioso, com conjunto fruta-acidez excepcional que o coloca como um ícone no quesito 'vontade de continuar bebendo'.

1. Nieto Senetiner / Cadus Malbec of Vineyards 2011

Possivelmente o mais pronto dos vinho da noite, este corte de três vinhedos de Malbec é "O" vinho para se abrir acompanhando um belo asado argentino e desfrutar de uma harmonização perfeita e sem complicações. A picanha ao ponto elaborada pelo confrade Zé Carlos caiu como uma luva para a suculência e frescor deste Blend of Malbecs 2011.

E assim brindamos mais um encontro da Confraria Vinho SIM desfrutando do clássico duo dos hermanos argentinos: malbec + churrasco harmonizado com descontração e amizade em altas doses.

Que venha o próximo e
que Baco nos ilumine!
Reações: