Confraria Vinho SIM - Setembro/2014 - Syrah Novo Mundo

Publicado por Blog Vinho SIM em 7.11.14 com Sem comentários

Chegou o dia do 7º encontro da Confraria Vinho SIM: 23/09 com o tema Syrah Novo Mundo.

A expectativa era grande pelos suculentos vinhos produzidos com esta casta maravilhosa que produz alguns dos vinhos mais fantásticos do mundo.

A opção pelo novo mundo esteve intimamente ligada a dois fatores principais: a facilidade em encontrar amostras no mercado brasileiro e a versatilidade na harmonização destes vinhos. 

Sempre buscando diversificar nossa gama de anfitriões, elegemos a Pizzaria Casantiga, em Santo André, uma das mais tradicionais e  melhores do ABC. Além das fantásticas pizzas que são sempre um convite ao vinho, a tradicional casa andreense não cobra rolha, que é mais uma considerável virtude aos amantes da bebida de Baco.

Na sequência, os vinhos degustados em ordem de classificação.


Vinho / Produtor
País
Safra
$ médio (R$)
Nota
1
Single Vineyard Canelo / Leyda 
Chile
2012
75,00
16,7
2
Beringer Founder's Estate
EUA
2009
80,00
16,6
3
Antu Ninquén / MontGras
Chile
2009
100,00
16,4
4
Alpha / Viña Montes
Chile
2009
82,00
16,3
5
Escorihuela Gascón
Argentina
2012
66,00
14,7
6
Haven Point /
A. do Sul
2009
64,00
14,6

Vinhos na ordem em que foram degustados

Os destaques da noite:

Single Vineyard Canelo 2012 / Leyda

Um notório Syrah de clima frio, com aromas de frutas vermelhas e negras mescladas com especiarias finas. Excelente estrutura e equilíbrio harmônico. Em boca mostra grande frescor e elegância, revelando ao fundo mineralidade de seu terroir costeiro. Possui uma agraciada persistência final. (RA)

Beringer Founder´s Estate 2009

Californiano bastante frutado, com boas notas de ameixas maduras, chocolate e baunilha. Os taninos maduros, acompanhados de um gostoso frescor fizeram deste vinho um dos destaques deste encontro. 

Antu Ninquén / MontGras

Ano após ano a vinícola chilena MontGras vem se consolidando no mercado sulamericano como uma das mais consistentes e muito disso se deve, a meu ver, aos seus Syrahs. Este, que já foi comentado aqui no Vinho SIM (relembre) cheio de especiarias e baunilha, com final longo e fresco. 




E foi assim. 

Mais um noite de descontração na medida certa e muito aprendizado, com vinhos muito interessantes. Terminamos com a certeza que ainda temos muito (mas muito mesmo!) a aprender sobre estas regiões "alternativas" da Espanha. Que venham mais momentos para provar estes vinhos especiais.  

Data
23/09
Local
Pizzaria Casantiga
Número de Participantes
9
Tema
Syrah Novo Mundo
Amostras
6
Vinho Destaque
Single Vineyard Canelo 2012 / Leyda (Importadora Grand Cru)
Que Baco nos ilumine!

Reações: