Saca-Rolhas Vinho SIM: Pousada Bicho do Mato - Gonçalves - MG

Publicado por Blog Vinho SIM em 11.5.15 com Sem comentários

Novidade aqui no Vinho SIM, galera! É a seção Saca-rolhas!

Trata-se de um espaço onde vamos compartilhar dicas de restaurantes, pousadas e afins que não cobram a tão abominada (pelo menos por nós) "taxa de rolha". Compreendo todas as questões que envolvem a cobrança (serviço, taças, etc), mas não frequento lugares em que meu vinho não é bem vindo. Se tenho opção, por que não buscar?

Bem, chega de bla-bla-blá ... aos trabalhos.

Quem inaugura a seção é a Pousada Bicho do Mato, localizada em Gonçalves, Sul de MG, em plena Serra da Mantiqueira.

Estando em área de proteção ambiental, a Pousada tem confortáveis e espaçosos chalés com linda vista, sacada e lareira, além de muito silêncio. Uma caminhada pela pequena trilha por mata nativa - nas dependências da própria pousada -, a piscina aquecida e a sauna à vapor com uma fantástica vista pras montanhas vão tornar sua estada muito relaxante e especial.

 

A gastronomia merece um destaque.

O café da manhã é bem caprichado. Além das tradicionais frutas frescas (algumas delas colhidas na própria pousada), pães, geleias e queijos típicos da região, um detalhe torna este momento do dia mais especial: a pousada disponibiliza uma chapa no fogão à lenha com todos utensílios necessários para que os hóspedes possam preparar parte de seu café como queiram: ovos, queijo quente, lanches, pães e etc. Pequenos cuidados que fazem toda a diferença.


E os vinhos, onde entram nisso tudo?

Já. O jantar, incluso nas diárias, possui sempre bom cardápio, com entradas, sopas, saladas e prato principal. A Pousada tem uma pequena carta de vinhos, satisfatória para grande parte dos consumidores, mas que pode deixar a desejar se você for um enófilo com um pouco mais de experiência. Porém, nem isso vai atrapalhar sua experiência, já que, dizendo que viu este artigo aqui no Vinho SIM, você poderá levar seu vinho e curti-lo tranquilamente sem o pagamento da "taxa de rolha".





Como foi nosso caso com esse espetacular Calchetas 2005, da Bodega Viña Magaña, da DO Navarra, Espanha, o qual já comentei aqui, mas resumo a seguir.

Durante muitos dos últimos anos considerada uma região para produção de vinhos a granel, Navarra se reinventou a partir dos anos 2000 e vem mandando para o mundo vinhos suculentos, densos, com aquela "rusticidade refinada" que tanto adoramos aqui no Vinho SIM e de personalidade marcante, como é o caso deste exemplar.
O interessante corte de 50% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon e 15% Malbec, bastante inusitado na Espanha, amealhou nada mais, nada menos que 95 pontos de Robert Parker e foi companhia perfeita para a gastronomia esmerada do 
Restaurante Sauá, altamente recomendado.
Isto é, natureza, conforto, boa gastronomia e a possibilidade de beber o vinho que quiser sem se preocupar com taxa de rolha ou qualquer cobrança do tipo te esperam na Pousada Bicho do Mato.

Vem mais por aí ...

Que Baco nos ilumine!
Reações:
Categories: ,