ND: Família Deicas Cru D'Exception Merlot 2007

Publicado por Blog Vinho SIM em 28.7.15 com Sem comentários
Maior produtor de vinhos do Uruguai, o Establecimiento Juanicó / Familia Deicas, além de deter grande fatia do mercado interno é também o maior exportador do nosso vizinho e responsável – em grande parte – por tornar os vinhos uruguaios conhecidos no mundo todo.

Claro que nos últimos anos vem contando com “ajuda” de outras excepcionais vinícolas “concorrentes”, porém o nome 
Establecimiento Juanicó / Familia Deicas merece reconhecimento por tudo que fez e faz pelo vinho de seu país.

Atualmente conta com uma linha de vinhos com dezenas de rótulos, desde espumantes e vinhos leves sem passagem por madeira, até vinhos de alta gama, de produção baixíssima como é o caso deste ícone uruguaio que dá título ao artigo, o Cru D'Exception Merlot 2007. Vamos a ele.





Disparado o melhor Merlot uruguaio - quicá o melhor sulamericano. Uma verdadeira bomba de frutas maduras e compotadas, boa presença de especiarias doces, café, chocolate e diversas notas tostadas. Taninos maduros, excepcional acidez e final longo. Um Merlot muito diferente de todos que já provei, mas muito gostoso e interessante. Versátil, pode acompanhar desde belos cortes mal passados de carnes vermelhas até fondues de queijo ou carne e ainda massas com molhos fortes e bem estruturados. Não tem no Brasil e o preço é um pouco salgado no Uruguai (~ U$ 80,00), mas sem dúvida é um ícone sulamericano que merece ser provado. 

REFINADO (18/20) / ~ U$ 80,00 (não disponível no Brasil)

E foi assim. 

Que Baco nos ilumine!
Reações: