Já provou um corte de Cabernet Franc, Merlot e Malbec? Villaggio Grando Além Mar 2009

Publicado por Blog Vinho SIM em 15.10.15 com Sem comentários


Hoje vou escrever sobre um vinho bastante interessante de vinícola que venho acompanhando há alguns anos e tenho notado sua seriedade e melhora dos seus vinhos ano após ano: a Villaggio Grando, da região de Água Doce, Santa Catarina.

O site da Villaggio Grando conta assim sua história:

"A história se inicia nos anos 90, quando com um amigo francês, cuja família era produtora de armanhaque há muitos anos na França, visitando a região onde hoje se localiza a vinícola, mexendo na terra e analisando o clima e a altitude, indicou o local como "um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para produção de vinhos de qualidade". Um ano após este fato o fundador Maurício Carlos Grando, encontrou-se com o enólogo Jean Pierre Rosier, formado na universidade de enologia de Bordeuax, na França, em uma degustação e este confirmou as idéias expostas. Este mesmo enólogo trouxe da França as primeiras mudas, as quais, em dezembro de 1998 foram plantadas, iniciando um laboratório de pesquisa para a adaptação de castas, o qual, hoje conta com mais de 100 variedades de vitis viniferas, em 5 hectares, diariamente pesquisadas e controladas para se chegar ao exato conhecimento das variedades que melhor se adaptarão ao terroir. Dois anos se passaram e em 2000, foram implantados alguns dos vinhedos hoje existentes em escala comercial com aquelas que melhor se adaptaram à região. O vinhedo vem sendo aumentado com o intuito de se ter plantações suficientes para que sejam abortados todos aqueles cachos em excesso, dando assim à planta, capacidade plena de produzir frutos com qualidade igual a vista nas regiões vinícolas já consagradas do mundo e possibilitando produzir vinhos de forma natural que atingem ótimos níveis de maturação e guarda. Sempre prezando pela máxima qualidade dos produtos a vinícola vem, ano após ano, investindo no controle de produção, melhoramento dos produtos e conta com um vinhedo de 45 hectares cuja produção somando todos os produtos que engloba tintos, brancos, espumantes e em um futuro próximo, um brandy e licoroso chegando a 260.000 garrafas/ano."

Conheci bem os espumantes da vinícola, que obtiveram destaque nas edições do Ranking Vinho SIM de Espumantes Nacionais - e agora seus brancos e tintos também foram bem avaliados pelos jurados da 1ª Edição do Ranking Vinho SIM de Brancos, Tintos e Rosés (2015), motivo pelo qual acabei me interessando em conhecer melhor este Além Mar 2009.


Este corte de Cabernet Franc, Merlot e Malbec, elaborado em terras catarinenses pelo renomado enólogo português António Saramago é uma daquelas raridades que só quem está aberto ao novo é capaz de encontrar. Nariz cheio de frutas vermelhas e negras acompanhadas de toques mentolados, florais e tostados. Na boca tem um equilíbrio diferente/interessante: acidez-maciez-fruta. Elegante, com boa vocação gastronômica e final delicioso. Com todos atributos, o preço na casa dos R$ 79,00 ainda é uma boa pedida. Recomendado.

ÓTIMO (16/20) / R$ 79,00 (www.villaggiogrando.com.br)
E foi assim. 

Que Baco nos ilumine!
Reações: