Pepe Reginato, um dos maiores 'gurus' do espumante Argentino

Publicado por Blog Vinho SIM em 13.10.15 com Sem comentários
 REGINATO CAJA X 6 Espumante   Brut CHARMAT

Foi durante uma visita à Bodega Hacienda del Plata (recorde o artigo) que conheci Pepe Reginato, uma espécie de guru do espumante argentino, consultor de diversas vinícolas mendocinas na produção deste tão maravilhoso vinho.

Com uma fala segura e direta, de quem conhece o assunto, Pepe apresentou com exclusividade ao Blog Vinho SIM dois espumantes de sua produção, cuja elaboração é dividida com Mathias Prieto, enólogo também da Hacienda del Plata, que na ocasião não pode estar presente por compromissos pessoas.


Provamos alguns espumantes bem distintos e bem interessantes, mas estes dois mencionados pelo Pepe foram os que realmente mais se destacaram, principalmente por serem produzidos com uvas Malbec, produtos quase únicos no mundo do vinho.

O primeiro foi o Reginato Malbec Rosé 2013, um Charmat com dois meses de contato com as borras que já chama à atenção por ser um Charmat safrado, algo pouco comum. Se mostrou leve com frescor médio, um toque de taninos bem interessante e incomum nos espumantes brasileiros e final levemente adocicado. Na avaliação VS mereceu a nota 15/20. 

O segundo foi o 
Reginato Celestina Malbec 2011, produzido pelo método Tradional com 36 meses de contato com as borras e também safrado. Aqui a Malbec já mostra um pouco mais, trazendo muitas notas de frutas vermelhas maduras que, acompanhadas das notas tostadas e de fermentação formam um conjunto bem raro e interessante. Na boca, o adocicado das frutas é acompanhado de perto por ótima acidez que deixa o espumante muito equilibrado. Persistência longa e final muito saboroso completam o conjunto, que mereceu amealhou 17/20 pontos na avaliação VS.

São espumantes que não estão no Brasil, embora tenham preços (US$ 4,00 e US$ 7,00, respectivamente, no mercado Argentino) que, dependendo de algumas condições de mercado, podem ser competitivos por aqui.

E assim tivemos a oportunidade de viver mais esta experiência que tenho o prazer de compartilhar com vocês.Para dúvidas, comentários, críticas e sugestões deixe seu comentário.

Que Baco nos ilumine!
Reações:
Categories: , ,