Os melhores espumantes nacionais de 2016: ainda dá tempo de comprá-los para a virada do ano!

Publicado por Blog Vinho SIM em 26.12.16 com Sem comentários

Pois é galera, 2016 se vai (que ano, hein!?) e pra comemorar a chegada de mais um ano, vou deixar minha recomendação para a festa de Ano Novo e, por que não?, para o início de 2017! Pra sair da rotina, nada de TOP 10, TOP 5, etc ... só os melhores que provei neste ano mesmo, sem ordem, sem regras ...

Maximo Boschi Brut Tradizionale 2013

Embora já conheça os espumantes da vinícola desde o 1º Ranking Vinho SIM de Espumantes nacionais, provei este 2013 diretamente em Bento Gonçalves no início do ano. Um espumante safrado que mostra frutas em exuberância, mas sem deixar de lado a acidez e um toque de complexidade. Um grande destaque entre os produtos nacionais. Ótimo para acompanhar desde os acepipes e entradinhas - tais como torradinhas com patês, queijos leves, damascos e frutas secas, até uma salada ou peixes não muito condimentados. É possível encontrá-lo em algumas lojas virtuais!

Nota VS: 16,5/20 (~ 70,00)


Angheben Brut

A Angheben é uma das vinícolas nacionais mais equilibradas quando se pensa em tradição e inovação, expressada exponencialmente neste espumante que é para mim, ao mesmo tempo um dos mais consistentes e injustiçados do Brasil. Sua consistência se mostra ano após ano no equilíbrio entre fruta e frescor. Conheço o espumante há quase uma década e sempre se manteve fresco, com boa fruta e complexidade! Já a injustiça se dá pelo fato de ser raro vê-lo nas listas de melhores! Altamente recomendado para acompanhar os pratos leves da ceia de ano novo. Também é possível encontrá-lo em algumas lojas virtuais.

Nota VS: 16,5/20 (~ 75,00)

Estrelas do Brasil Brut Rosé

A capacidade de lidar com as borbulhas de Irineo Dall'Agnol e Alejandro Cardozo já é muito conhecida por todos e neste rosé os caras, de novo, acertaram em cheio. Para mim é o melhor espumante nacional no quesito qualidade-preço!
Cheio de fruta e com um final extremamente agradável que deixa aquela "vontade de continuar bebendo". Vai bem do início ao fim da festa. Não é muito fácil encontrar à venda, mas o site da vinícola é bem eficiente.


Nota VS: 17/20 (~ 60,00)




Milantino Extra Brut

Provei este Extra Brut numa visita à vinícola ainda em janeiro e resolvi trazer algumas garrafas para casa para provar com mais calma e sem a influência da atmosfera de Bento Gonçalves.
Bingo!
Corte de Chardonnay e Pinot Noir que se destaca pelo equilíbrio entre uma acidez quase crocante e uma deliciosa cremosidade. Muitíssimo recomendado para acompanhar alguns pratos típicos desta época do ano, como os tradicionais peru e chester ou ainda pratos à base de bacalhau ou mesmo massas com molhos brancos. Não é muito simples de encontrá-lo, mas é possível comprar direto no site da vinícola.


Nota VS: 16/20 (~ R$ 75,00)
É isso. Espero que curtam as recomendações, um grande 2017 pra todos nós e 

Que Baco nos ilumine! 
Reações:
Categories: ,