Confraria Vinho SIM


Março de 2014 foi o mês do lançamento da pedra fundamental para a formação de um seleto grupo de enófilos, de alguma forma ligados à nossa região do ABC, em torno de um propósito único: provar vinhos com a possibilidade de discutir e estudar a partir do compartilhamento das experiências e impressões de cada um.

Estava oficialmente fundada a Confraria Vinho SIM (CVS), uma ideia que teve início ainda em 2012, que foi implementada em teste em 2013 e que agora, finalmente (espero! rs), saiu do sonho.

O grupo que iniciou em outubro de 2012 (relembre) o sonho de ter uma confraria bem estruturada aqui no ABC teve ótimos encontros, mas infelizmente se desfez e agora (felizmente!) um novo grupo foi formado, com membros ainda mais apaixonados pelo vinho e pela boa comida, uma dupla que se completa e que será sempre o norte dos nossos encontros.

Os encontros

Aproximadamente a cada mês nos reuniremos um torno de um tema central para avaliarmos alguns vinhos eleitos previamente, de acordo com opções do mercado: facilidade de comprapreçoindicação de algum confradedisponibilidade por algum produtor, ... e buscaremos opções de pratos para a harmonização. Os vinhos serão degustados, preferencialmente às cegas e, ao final do encontro, faremos a classificação com a nota final de cada um sendo a nota média dos presentes, descartando a maior e a menor nota para minimizar possíveis discrepâncias. No final do ano será realizado um encontro onde os "vencedores" de cada mês serão novamente provados para elegermos o "campeão" do ano.  

Obviamente o grupo ainda não está fechado e novos apaixonados que se identificarem com essas ideias e queiram participar, podem entrar em contato através do e-mail vinhosim@uol.com.br que sua solicitação será avaliada pelos fundadores da Confraria Vinho SIM com toda atenção. Produtores e importadoras que queiram trazer ideias e sugestões para os encontros também devem entrar em contato pelo mesmo e-mail.